Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16709
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) na SME-RJ: reflexões sobre as orientações curriculares locais e nacionais
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Nathália Alcáçova Pimentel de
Tutor: Menezes, Danielle de Almeida
Resumen: Apesar de não obrigatória, conforme a legislação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017; BRASIL, 2017), a inserção do ensino de língua inglesa para as séries iniciais em algumas redes municipais tem se consolidado nos últimos anos (MEGALE, 2019; TONELLI, FERREIRA, BELO-CORDEIRO, 2017). Na cidade do Rio de Janeiro, o ensino do idioma para os anos iniciais do ensino fundamental foi instaurado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Esta monografia tem como objetivo analisar as recentes orientações para o ensino de inglês nas séries iniciais do ensino fundamental do Currículo Carioca (SME-RJ, 2020) em comparação com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Para isso, os documentos foram submetidos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), de modo a conhecer os pontos de convergência e divergência entre eles. Como a BNCC apresenta orientações para o ensino de inglês a partir do 2o segmento do ensino fundamental, foi realizada também a análise do capítulo de Língua Portuguesa direcionado para as séries iniciais do ensino fundamental. Os resultados iniciais indicam que há um alinhamento teórico entre os documentos analisados. Todavia, o Currículo Carioca (2020), no que diz respeito aos objetos de aprendizagem a serem desenvolvidos pelos docentes, mostram-se incompatíveis com os fundamentos que lhe dão suporte, o que revela uma inconsistência teórico-metodológica do documento. Os resultados iniciais mostram também que os objetos de aprendizagem não são apresentados segundo uma progressão clara, já que os mesmos conteúdos se repetem em séries diferentes. Os achados indicam a relevância de continuidade do estudo, abrindo caminho para possíveis investigações sobre a relação entre o currículo e os Cadernos Pedagógicos desenvolvidos pela SME e distribuídos aos alunos, dentre outras possibilidades.
Materia: Ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Ensino fundamental
Rio de Janeiro
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

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