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http://hdl.handle.net/11422/16711
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Sergio Luiz Baptista da | - |
dc.contributor.author | Sousa, Matheus Rosário | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T12:53:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16711 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Instalações escolares | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.title | Passado, presente e futuro da infraestrutura escolar como tema de interesse na realidade jurídico-acadêmica do Rio de Janeiro e do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0028737125113983 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho parte das noções de Capital Cultural e Capital Social de Bourdieu para analisar e discutir as informações encontradas sobre o tema “Infraestrutura escolar” dentro das produções acadêmicas dos últimos 40 anos e dos textos jurídicos federais e regionais do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa conduzida durante o ano de 2021 em algumas das principais bases de dados de dissertações nacionais e internacionais, são comparados os estados atuais do tema nos dois âmbitos a fim de compreender se, e como, a academia influencia o desenvolvimento jurídico ou vice-versa, e o que desses achados se encontram realmente em prática na realidade brasileira. Ao fim, é possível concluir que a relação entre esses dois âmbitos é de natureza democrática, mas que a evolução do tema “Infraestrutura escolar”, enquanto positiva na academia com mais espaço de análise e reflexão, se mostra com um déficit histórico dentro dos textos jurídicos e decisões legais, estabelecendo uma cisão considerável entre a demanda educacional por infraestrutura e o suporte para sua reivindicação legal pelas instituições de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
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