Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16711
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Passado, presente e futuro da infraestrutura escolar como tema de interesse na realidade jurídico-acadêmica do Rio de Janeiro e do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Matheus Rosário
Orientador: Silva, Sergio Luiz Baptista da
Resumo: Este trabalho parte das noções de Capital Cultural e Capital Social de Bourdieu para analisar e discutir as informações encontradas sobre o tema “Infraestrutura escolar” dentro das produções acadêmicas dos últimos 40 anos e dos textos jurídicos federais e regionais do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa conduzida durante o ano de 2021 em algumas das principais bases de dados de dissertações nacionais e internacionais, são comparados os estados atuais do tema nos dois âmbitos a fim de compreender se, e como, a academia influencia o desenvolvimento jurídico ou vice-versa, e o que desses achados se encontram realmente em prática na realidade brasileira. Ao fim, é possível concluir que a relação entre esses dois âmbitos é de natureza democrática, mas que a evolução do tema “Infraestrutura escolar”, enquanto positiva na academia com mais espaço de análise e reflexão, se mostra com um déficit histórico dentro dos textos jurídicos e decisões legais, estabelecendo uma cisão considerável entre a demanda educacional por infraestrutura e o suporte para sua reivindicação legal pelas instituições de ensino.
Palavras-chave: Educação
Instalações escolares
Brasil
Rio de Janeiro
Produção acadêmica
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Francês

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