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dc.contributor.advisorMota, Maria Aparecida Rezende-
dc.contributor.authorAraújo, Bruna Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:06:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16720-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectAndrade, Mário dept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleA prática fotográfica e o pensamento de Mário de Andrade sobre o patrimônio cultural brasileiro (1927-1937)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6059718058889499pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6973206023630265pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as relações entre a prática fotográfica de Mário de Andrade em viagens ao Norte e ao Nordeste do Brasil, entre 1927 e 1928/29, e sua atuação em políticas relacionadas ao patrimônio cultural no país. Neste sentido, exploramos o anteprojeto do Serviço de Patrimônio Artístico Nacional (SPAN) elaborado por ele em 1936, e seu trabalho como Assistente Técnico do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), no ano seguinte. Por fim, analisamos a aquisição das 68 cópias fotográficas do intelectual paulista pelo Arquivo Central do IPHAN, em 1979, como parte de um projeto implementado pela gestão de Aloísio Magalhães, para reconstituir a presença do modernista na trajetória de formação do órgão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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