Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16749
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cortiços: ambientes de tensão e cooperação dentro da dinâmica dos espaços de sociabilidade para além do desfadigar diário
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bruno Pereira da
Orientador: Gomes, Flávio dos Santos
Resumo: Esse acanhado ensaio vai abordar questões fundamentais dos espaços de sociabilidade dentro dos cortiços, abarcando o período que compreende o intervalo entre os anos de 1870-1910, na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da investigação do ambiente polarizado de identidades existente no espaço dos cortiços, que faz da cidade e das moradias populares um cosmopolitismo agressivo, sobretudo na competição por espaços e ocupações, destacam-se as permanências culturais arraigadas na negritude e na sociedade de corte, que ainda remetiam a uma sociedade “medieval”. A vadiagem, a mendicância e a insalubridade eram perniciosos na sociedade, como um antro de doenças, e, neste aspecto, incompatível com o protótipo de Paris, que buscava igualar a cidade ao modelo europeu. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de sociabilidade dentro dos cortiços, descortinando este espaço para além de uma simples moradia.
Palavras-chave: Cortiços
Habitação popular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPSilva.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.