Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16764
| Type: | Trabalho de conclusão de especialização |
| Title: | Mobilidade urbana e (in)justiça social: um estudo a partir do plano de mobilidade de São Paulo |
| Author(s)/Inventor(s): | Hildebrand, Marília Campos |
| Advisor: | Luft, Rosângela Marina |
| Abstract: | A partir da instauração do marco regulatório da mobilidade urbana de São Paulo, na gestão municipal entre 2013 e 2016, um novo padrão passa a protagonizar a estratégia de determinação na orientação do crescimento urbano. Neste artigo, trabalha-se com a hipótese de que a promoção das políticas públicas – institucionalizadas nos Planos Diretor Estratégico e de Mobilidade –, alinhada com uma agenda centrada na democratização do espaço público e redução das disparidades socioespaciais, não é capaz de romper com a manutenção de práticas universalistas e, portanto, refuta a diversidade e as especificidades dos usuários. Assim, sem incorrer em tendências técnico-econômicas, que usualmente secundarizam a necessidade de grupos vulneráveis, a sobreposição das perspectivas de Harvey e Fraser de justiça social é acionada como uma fecunda chave de leitura, finalmente indicando o gênero como uma das vertentes reprimidas nesse processo. |
| Abstract: | Since the establishment of regulatory framework of urban mobility between 2013 and 2016 in São Paulo’s city management, a new pattern takes the forefront in influencing the strategy of urban growth of the city. In this paper, the hypothesis posited is that the promotion of public policies – institutionalized on the Master Plan and the Mobility Plan – that are aligned with an agenda to democratize public spaces and reduce socio-spatial inequalities, are not able to break the upkeep of universalist practices and therefore refute a diversity and as specifics of users. Thus, without undergoing technical-economic tendencies, which usually subordinate the need for vulnerable groups, the overlapping of Harvey and Fraser's perspectives of social justice is triggered as a fruitful reading key, finally indicating gender as one of the repressed strands in that process. |
| Keywords: | Mobilidade urbana Justiça social Política de transportes Gênero São Paulo (SP) |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional |
| Production unit: | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 31-Jan-2018 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Política e Planejamento Urbano |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MCHildebrand.pdf | 164.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.