Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16805
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo observacional da influência das anomalias da temperatura da superfície do mar dos oceanos Pacífico e Atlântico no regime de precipitação sobre o Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Laura Alice de Araújo
Tutor: França, José Ricardo de Almeida
Tutor : Silva, Felipe das Neves Roque da
Resumen: O Brasil possui diferenciados regimes de precipitação em função da vasta extensão territorial e da complexidade topográfica. Apesar de existir um padrão de precipitação sobre o país, este é abalado frequentemente por sofrer diversas alterações em uma escala de tempo de médio a longo prazo. Diversos estudos em todo o mundo mostram que o oceano possui um papel fundamental no entendimento da variabilidade do sistema climático. O clima do Brasil, principalmente em relação à precipitação, possui uma forte ligação com as propriedades físicas do oceano e, portanto, qualquer alteração nas mesmas modifica o padrão do clima. Desta forma, torna-se extremamente necessário compreender como estes parâmetros influenciam o clima do país. Este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre as anomalias de precipitação sobre o Brasil e as anomalias da temperatura da superfície do mar (TSM) em três regiões do oceano: Região do Niño 3.4, Região de Confluência Brasil-Malvinas e Índice Dipolo Normalizado do Atlântico Tropical. Para isto, foram utilizadas duas metodologias: séries temporais com auxílio de coeficientes de correlação e campos médios de anomalia de precipitação envolvendo os períodos em que ocorreram casos anômalos de TSM positivos e negativos em cada região do oceano. Foram utilizados dados mensais de precipitação e TSM no período de 1982 a 2005. As duas metodologias conseguiram apresentar sinais na anomalia de precipitação coerentes com a literatura, de forma que, dependendo de como são usadas podem apresentar resultados satisfatórios. Observou-se que o fenômeno ENOS exerce grande influência sobre o clima do Brasil, principalmente nas regiões norte, nordeste e sul do Brasil, concordando com estudos anteriores. A TSM da região de Confluência Brasil-Malvinas apresentou maiores efeitos na intensificação da Zona de Confluência do Atlântico Sul (ZCAS). Já o Índice Dipolo Normalizado do Atlântico Tropical teve sua contribuição mais notada no deslocamento norte-sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Materia: Clima do Brasil
Anomalia de TSM
Fenômeno ENOS
Oceano Atlântico Tropical
Zona de Confluência Malvinas-Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Meteorologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RIBEIRO, L.A.A.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.