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dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Mamede-
dc.contributor.authorRibeiro, Simone Goulart-
dc.date.accessioned2022-05-09T18:37:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Simone Goulart. Diversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão? 78 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16809-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectGender diversityen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleDiversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.contributor.referee1Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Leonardo Vilella de-
dc.contributor.referee3Aguiar, Jonathan Fernandes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643847046082359pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como cerne de discussão a escola como espaço construtor, legitimador de identidades, discursos e práticas comportamentais, marcado pela diversidade de sujeitos, suas múltiplas particularidades e trajetórias. Tendo em vista que toda prática educativa possui intencionalidade, surge a seguinte questão: há espaço na escola para discussão sobre diversidade de gênero? Na tentativa de responder essa pergunta, realizou-se a análise de um grupo de alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto intitulado “Divers(idades): Corpo, Gênero e Sexualidades na Escola”, que busca trazer para dentro do cotidiano escolar discussões acerca a diversidade – seja ela de gênero, raça, padrões e outras. Em paralelo realizou-se uma pesquisa com um grupo de 10 professores atuantes da rede pública e privada de ensino, através de uma questionário semiestruturado. O mesmo questionário foi aplicado aos discentes a fim de analisar as particularidades de cada discurso. Concomitante às observações do cotidiano escolar, falas e outras especificidades, foi realizado um levantamento da literatura sobre o tema no banco de dados Scielo, utilizando as palavras “gênero, diversidade e educação” como filtros para as buscas, e nos arquivos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), especificamente no GT-23 – gênero, sexualidade e educação. Ao final deste trabalho, espera-se compreender como se dá a diversidade de gênero no ambiente escolar e se existe, neste contexto, um espaço para acolhimento e reflexão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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