Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Mamede | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Simone Goulart | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T18:37:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Simone Goulart. Diversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão? 78 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16809 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Gender diversity | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Diversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ivenicki, Ana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Leonardo Vilella de | - |
dc.contributor.referee3 | Aguiar, Jonathan Fernandes de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7643847046082359 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como cerne de discussão a escola como espaço construtor, legitimador de identidades, discursos e práticas comportamentais, marcado pela diversidade de sujeitos, suas múltiplas particularidades e trajetórias. Tendo em vista que toda prática educativa possui intencionalidade, surge a seguinte questão: há espaço na escola para discussão sobre diversidade de gênero? Na tentativa de responder essa pergunta, realizou-se a análise de um grupo de alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto intitulado “Divers(idades): Corpo, Gênero e Sexualidades na Escola”, que busca trazer para dentro do cotidiano escolar discussões acerca a diversidade – seja ela de gênero, raça, padrões e outras. Em paralelo realizou-se uma pesquisa com um grupo de 10 professores atuantes da rede pública e privada de ensino, através de uma questionário semiestruturado. O mesmo questionário foi aplicado aos discentes a fim de analisar as particularidades de cada discurso. Concomitante às observações do cotidiano escolar, falas e outras especificidades, foi realizado um levantamento da literatura sobre o tema no banco de dados Scielo, utilizando as palavras “gênero, diversidade e educação” como filtros para as buscas, e nos arquivos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), especificamente no GT-23 – gênero, sexualidade e educação. Ao final deste trabalho, espera-se compreender como se dá a diversidade de gênero no ambiente escolar e se existe, neste contexto, um espaço para acolhimento e reflexão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SGRibeiro.pdf | 881.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.