Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16809
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Diversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão? |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Simone Goulart |
Tutor: | Maia, Maria Vitória Mamede |
Resumen: | O presente trabalho apresenta como cerne de discussão a escola como espaço construtor, legitimador de identidades, discursos e práticas comportamentais, marcado pela diversidade de sujeitos, suas múltiplas particularidades e trajetórias. Tendo em vista que toda prática educativa possui intencionalidade, surge a seguinte questão: há espaço na escola para discussão sobre diversidade de gênero? Na tentativa de responder essa pergunta, realizou-se a análise de um grupo de alunos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, integrantes do projeto intitulado “Divers(idades): Corpo, Gênero e Sexualidades na Escola”, que busca trazer para dentro do cotidiano escolar discussões acerca a diversidade – seja ela de gênero, raça, padrões e outras. Em paralelo realizou-se uma pesquisa com um grupo de 10 professores atuantes da rede pública e privada de ensino, através de uma questionário semiestruturado. O mesmo questionário foi aplicado aos discentes a fim de analisar as particularidades de cada discurso. Concomitante às observações do cotidiano escolar, falas e outras especificidades, foi realizado um levantamento da literatura sobre o tema no banco de dados Scielo, utilizando as palavras “gênero, diversidade e educação” como filtros para as buscas, e nos arquivos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), especificamente no GT-23 – gênero, sexualidade e educação. Ao final deste trabalho, espera-se compreender como se dá a diversidade de gênero no ambiente escolar e se existe, neste contexto, um espaço para acolhimento e reflexão. |
Materia: | Diversidade de gênero Ensino médio Rio de Janeiro (RJ) Gender diversity High school |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | RIBEIRO, Simone Goulart. Diversidade de gênero na escola: há espaços para esta discussão? 78 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SGRibeiro.pdf | 881.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.