Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16831
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mulherismo africana e serviço social: construção de práticas de enfrentamento ao racismo institucional a partir de experiência na política de educação
Autor(es)/Inventor(es): Vannelle, Lorena Alleyne
Tutor: Ferreira, Gracyelle Costa
Resumen: Seja realizando o genocídio do povo através das armas, da mortalidade dos nossos bebês pretos, da LGBTfobia preta, do descaso com nossos idosos, do racismo religioso, do nutricídio ou mesmo do epistemicídio, o Estado brasileiro tem mirado violentamente, não é de hoje, em nossos corpos pretos. Porém, apesar de toda a violência, resistimos. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, notadamente de autores e autoras pretas, este trabalho procura investigar os princípios do Mulherismo Africana, o qual se baseia no tripé do pan-africanismo, da afrocentricidade e do matriarcado, para compreender os saberes ancestrais capazes de manter todo um povo resistindo, ainda que violentado e oprimido pelo racismo. De igual modo, busca-se examinar o Serviço Social enquanto categoria profissional exercida majoritariamente por mulheres, sendo boa parte de mulheres pretas, para a contribuição do enfrentamento ao racismo institucional em ações de intervenção através da construção de práticas afrocêntricas baseadas nos princípios do Mulherismo Africana, tendo como base a experiência de estágio e trabalho como servidora no campo da política de educação.
Materia: Racismo
Instituições
Mulherismo africana
Serviço social
Educação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-nov-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VANNELLE, Lorena Alleyne. Mulherismo Africana e Serviço Social: construção de práticas de enfrentamento ao racismo institucional a partir de experiência na política de educação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

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