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dc.contributor.advisorBackx, Hugo Borges-
dc.contributor.authorCotinhola, Marina de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-16T15:29:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOTINHOLA, Marina de Oliveira Cotinhola. 2022. 158 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16849-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobiliário infantilpt_BR
dc.subjectVida práticapt_BR
dc.titleLibero: mobiliário montessorianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoCom a crescente popularização dos métodos de ensino propostos por Maria Montessori, médica e pedagoga italiana que viveu entre 1870 e 1952, percebeu-se a oportunidade para o desenvolvimento de um mobiliário infantil que atendesse às atividades de “vida prática” (uma das categorias de atividades do método) de forma mais organizada e funcional. O mobiliário contempla tanto a função de armazenamento, quanto a de apoio para a prática das atividades em si. Desenvolvido inclusive para a realização de atividades molhadas como: lavar as mãos, escovar os dentes, lavar roupa, lavar louça etc. Composto por material leve, de fácil acesso e baixo custo. Para tanto, foi escolhido o compensado de pinus revestido por resina impermeável. Apresenta uma forma simples e limpa, predominantemente composto por linhas retas e poucas linhas curvas, apenas onde estritamente necessário, por tratar-se de um mobiliário infantil. Além disso, houve uma preocupação na concepção da forma em diminuir ao máximo possível a quantidade de peças diferentes, otimizando assim o tempo de fabricação. Apesar da constante busca pela simplicidade da forma, optou-se por abrir mão desse recurso na escolha de um elemento estético nas laterais, que confere personalidade ao móvel. A face externa da peça é usinada tanto verticalmente, quanto horizontalmente, formando 100 quadrados iguais. Essa escolha foi feita com o objetivo de fazer alusão ao “Material Dourado”, um dos materiais pedagógicos desenvolvidos por Maria Montessori para trabalhos com matemática. De uma forma geral, a simplicidade na forma proporciona a facilidade na fabricação de suas peças, podendo ser fabricado em qualquer marcenaria, usando-se como maquinário desde uma router CNC, até uma simples serra circular de bancada e uma tupia. Sua montagem também foi pensada de forma que pudesse ser realizada pelo próprio consumidor, com ferramentas de uso comum; mas sem comprometer sua integridade estrutural, já que foram escolhidas ferragens que proporcionam uma segurança inquestionável, como o sistema de minifix; usado na maioria dos mobiliários atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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