Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/168
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Acesso livre ao conhecimento científico em repositórios digitais: a visibilidade da informação científica através da implementação da iniciativa de arquivos abertos (OAI)
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Vinícius Rafael Chagas
Orientador: Botão, Antônio Victor Rodrigues
Resumo: A filosofia do acesso aberto ao conhecimento científico surgiu da dificuldade das bibliotecas universitárias de todo mundo em manter atualizadas as assinaturas das coleções de periódicos científicos. Os repositórios institucionais representam uma das ferramentas que se mostram como alternativa para a comunicação da Ciência livre de barreiras de acesso. Consideram-se os repositórios institucionais ferramentas para a promoção da comunicação científica, uma vez que possibilitam disponibilizar produtos de pesquisas científicas de maneira gratuita e não burocrática, facilitando assim o acesso às informações de caráter acadêmico e consequentemente a obtenção de conhecimento e o incentivo à pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e abordar as discussões na literatura da área da Ciência da Informação, em livros e periódicos científicos brasileiros, acerca das iniciativas de acesso aberto, principalmente a iniciativa de arquivo aberto, open archive initiative (OAI), que surgiram com o objetivo principal de ampliar a visibilidade da comunicação científica. Notou-se que há inconsistências na literatura científica ao se abordar o tema de arquivos abertos, o qual tem por principal prioridade a interoperabilidade entre arquivos digitais. Portanto, concluiu-se que é interessante que este tipo de discussão na literatura se amplie gradativamente a fim de contribuir não só com o movimento de acesso aberto ou livre, mas também com a comunicação científica.
Palavras-chave: Comunicação científica
Acesso aberto
Repositórios digitais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II Versão Final - Vinícius Rafael Chagas Vieira.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.