Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1690
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O jornal de papel na era dos veículos online: recursos e conceitos da internet nas páginas impressas
Autor(es)/Inventor(es): Reis, Bianca Rocha do Nascimento
Tutor: Barbosa, Gabriel Collares
Resumen: Após cerca de uma década de webjornalismo no Brasil, já é possível se falar na consolidação de rotinas textuais e gráficas adaptadas ao ambiente multimídia. O novo ritmo de produção e consumo da notícia em tempo real provocou profundas mudanças na estrutura do fazer jornalístico contemporâneo. O trabalho é uma análise da adaptação dos modelos tradicionais da narrativa jornalística, como o lead e a pirâmide invertida, ao hipertexto, relacionando-a com a mudança no perfil atual dos consumidores da informação, cada vez mais acostumados com uma leitura visualmente dinâmica e interativa. A monografia também trata das apropriações gráficas pelo jornalismo impresso de estruturas popularizadas pelas interfaces digitais, como símbolos e caracteres, na marcação de “links” para a edição eletrônica do jornal ou no desenho das colunas; assim como o aumento do espaço dedicado às imagens e infográficos. O recente projeto gráfico da “Folha de São Paulo” leva em conta essa nova perspectiva do leitor contemporâneo, corroborando a influência da linguagem do jornalismo digital no impresso. A função dos diários de papel é colocada em discussão, seja na defesa da profundidade e da análise crítica dos fatos, seja no redimensionamento físico da notícia pensada sob seu aspecto comercial, ou ainda como meio de complementação do conteúdo eletrônico.
Materia: Jornalismo
Jornais
Linguagem
Internet
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : REIS, Bianca Rocha do Nascimento. O jornal de papel na era dos veículos online: recursos e conceitos da internet nas páginas impressas. 2007. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRNREIS.pdf3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.