Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1692
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
Autor(es)/Inventor(es): Leitão, Fernanda Pinheiro
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Coca-cola
Endomarketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLeitão.pdf805.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.