Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16931
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sobral Filha, Doralice Duque | - |
dc.contributor.author | Pereira , Anderson Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T13:42:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Anderson Oliveira. Sobre a ilusória percepção de ordens nos padrões: padronagem geométrica de ladrilhos. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16931 | - |
dc.description.abstract | This work starts from the concerns about how our eyes build and reconstruct visual references, how the whole can bring visual discomfort, when not completely defined, or even when it is broken from its pattern. Based on this understanding, we sought to investigate illusion, perception and standardization, concepts associated with everyday images in geometric tile paving. Brought as a guiding thread to guide a behavioral and philosophical analysis, the film “Labyrinth” (1986) marked the development of the themes presented. First, the illusion was conceptualized, with the support of images and examples, demonstrating the role of one’s perception in the world that surrounds them. Next, the concept of perception was deepened and visually studied, from the perspective of Gestalt Theory. From this conceptual basis, questions regarding the way we understand standardization, where examples of broken patterns interpreted based on Gestalt were seen. The study was concluded with notes, reflections and inquiries relevant to the themes brought up, as well as possibilities for expanding the research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ilusão | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Padrões visuais | pt_BR |
dc.subject | Padrões rompidos | pt_BR |
dc.subject | Gestalt | pt_BR |
dc.title | Sobre a ilusória percepção de ordens nos padrões: padronagem geométrica de ladrilhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia parte das inquietações sobre como nosso olhar constrói e reconstrói referências visuais, como o todo pode trazer um desconforto visual, quando não está completamente definido, ou mesmo quando rompido do seu padrão. Partindo deste entendimento, procurou-se investigar ilusão, percepção e padronização, conceitos associados a imagens do cotidiano em pavimentação geométrica de ladrilhos. Trazido como fio condutor para guiar uma análise comportamental e filosófica, o filme “Labirinto – a Magia do Tempo” (1986) balizou o desenvolvimento dos temas apresentados. Primeiramente conceituou-se a ilusão, com apoio de imagens e exemplos, demonstrando o papel da percepção do homem no mundo que o cerca. A seguir, o conceito de percepção foi aprofundado e visualmente estudado, sob a ótica da Teoria da Gestalt. A partir dessa base conceitual, questões referentes à maneira como entendemos a padronização, onde foram vistos exemplos de padrões rompidos interpretados com base na Gestalt. Concluiu-se o estudo com apontamentos, reflexões e indagações pertinentes aos temas trazidos, bem como possibilidades de expansão da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Técnicas de Representação Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AOPereira.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.