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http://hdl.handle.net/11422/16959
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Nicodemos, Alessandra | - |
dc.contributor.author | Cunha, Luíza Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T15:18:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16959 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.title | A lei 11645/2008 e a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0557589488604397 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões acerca da Lei 11645/2008 e sua aplicabilidade no contexto escolar. Resultado de uma trajetória de lutas dos movimentos negro e indígena na busca por seus direitos civis e sociais, a promulgação da Lei 11645/2008 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e modifica a Lei 10639/2003, ao incluir a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no currículo escolar. Não obstante, a referida Lei propõe mudanças na produção historiográfica e de livros didáticos. Principal recurso pedagógico utilizado pelos professores, o livro didático foi escolhido como fonte de pesquisa dessa monografia, que se propõe a analisar a representação das comunidades indígenas na coleção Akpalô História, composta por cinco volumes destinados as séries iniciais do ensino fundamental, e também, os reflexos da referida Lei na prática docente. Através de uma pesquisa qualitativa, de análise de conteúdo e da aplicação de questionários a quinze professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro foram apresentadas algumas análises e reflexões sobre as mudanças e desafios impostos pela Lei 11645/2008 aos professores. O respectivo trabalho tem como principal objetivo, analisar a representação das comunidades indígenas no livro didático da disciplina História e na prática dos docentes. Tendo em vista as pesquisas realizadas foi possível perceber, que a Lei 11645/2008 propôs mudanças ao introduzir o ensino da história e cultura dos povos indígenas no currículo escolar, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, a fim de que se possa construir uma visão dos índios, enquanto sujeitos históricos ativos e importantes no processo de formação do povo brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História |
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