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dc.contributor.advisorNicodemos, Alessandra-
dc.contributor.authorCunha, Luíza Santos da-
dc.date.accessioned2022-05-23T15:18:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16959-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.titleA lei 11645/2008 e a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0557589488604397pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões acerca da Lei 11645/2008 e sua aplicabilidade no contexto escolar. Resultado de uma trajetória de lutas dos movimentos negro e indígena na busca por seus direitos civis e sociais, a promulgação da Lei 11645/2008 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e modifica a Lei 10639/2003, ao incluir a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no currículo escolar. Não obstante, a referida Lei propõe mudanças na produção historiográfica e de livros didáticos. Principal recurso pedagógico utilizado pelos professores, o livro didático foi escolhido como fonte de pesquisa dessa monografia, que se propõe a analisar a representação das comunidades indígenas na coleção Akpalô História, composta por cinco volumes destinados as séries iniciais do ensino fundamental, e também, os reflexos da referida Lei na prática docente. Através de uma pesquisa qualitativa, de análise de conteúdo e da aplicação de questionários a quinze professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro foram apresentadas algumas análises e reflexões sobre as mudanças e desafios impostos pela Lei 11645/2008 aos professores. O respectivo trabalho tem como principal objetivo, analisar a representação das comunidades indígenas no livro didático da disciplina História e na prática dos docentes. Tendo em vista as pesquisas realizadas foi possível perceber, que a Lei 11645/2008 propôs mudanças ao introduzir o ensino da história e cultura dos povos indígenas no currículo escolar, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, a fim de que se possa construir uma visão dos índios, enquanto sujeitos históricos ativos e importantes no processo de formação do povo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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