Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16959
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A lei 11645/2008 e a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no contexto escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Cunha, Luíza Santos da |
Orientador: | Nicodemos, Alessandra |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões acerca da Lei 11645/2008 e sua aplicabilidade no contexto escolar. Resultado de uma trajetória de lutas dos movimentos negro e indígena na busca por seus direitos civis e sociais, a promulgação da Lei 11645/2008 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e modifica a Lei 10639/2003, ao incluir a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no currículo escolar. Não obstante, a referida Lei propõe mudanças na produção historiográfica e de livros didáticos. Principal recurso pedagógico utilizado pelos professores, o livro didático foi escolhido como fonte de pesquisa dessa monografia, que se propõe a analisar a representação das comunidades indígenas na coleção Akpalô História, composta por cinco volumes destinados as séries iniciais do ensino fundamental, e também, os reflexos da referida Lei na prática docente. Através de uma pesquisa qualitativa, de análise de conteúdo e da aplicação de questionários a quinze professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, da rede pública do município do Rio de Janeiro foram apresentadas algumas análises e reflexões sobre as mudanças e desafios impostos pela Lei 11645/2008 aos professores. O respectivo trabalho tem como principal objetivo, analisar a representação das comunidades indígenas no livro didático da disciplina História e na prática dos docentes. Tendo em vista as pesquisas realizadas foi possível perceber, que a Lei 11645/2008 propôs mudanças ao introduzir o ensino da história e cultura dos povos indígenas no currículo escolar, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, a fim de que se possa construir uma visão dos índios, enquanto sujeitos históricos ativos e importantes no processo de formação do povo brasileiro. |
Palavras-chave: | Prática de ensino Ensino fundamental Cultura indígena Diversidade cultural |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Instituto de História |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSCunha.pdf | 635.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.