Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16962
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sistema de organização do conhecimento: a construção do tesauro Margareth Dalcolmo
Autor(es)/Inventor(es): Craveiro, Larissa Souza
Tutor: Guedes, Vania Lisboa da Silveira
Resumen: O presente estudo desenvolve um Sistema de Organização do Conhecimento (SOC) no domínio da Tuberculose do ponto de vista da Pneumologia na área de Ciências da Saúde, tendo como referência os estudos publicados pela médica e pesquisadora Margareth Maria Pretti Dalcolmo, que vem se destacando pela atuação no combate à COVID-19 no Brasil e em âmbito internacional. Dessa forma, o estudo tem como finalidade apresentar uma contribuição para a construção de um protótipo de tesauro, denominado Tesauro Margareth Dalcolmo, a partir da análise de artigos de periódicos qualificados na área e fundamentado em dimensões interdisciplinares entre a Organização do Conhecimento, a Linguística Documentária e a Bibliometria na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Como abordagem teórica e metodológica, o trabalho discorre sobre conceitos inerentes a essas três áreas, com foco na Teoria da Classificação Facetada, Teoria Geral da Terminologia e Teoria do Conceito, bem como em princípios relacionados às Linguagens Documentárias, Organização do Conhecimento e aos modelos bibliométricos considerados essenciais para o desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento, os quais são estruturados sistematicamente com o propósito de padronização terminológica e de estabelecimento de relações semânticas entre conceitos em uma área cientifica especializada. Para a composição da amostra, foram selecionados artigos de periódicos científicos publicados pela cientista Margareth Dalcolmo, em autoria única ou em coautoria, no período de 2018 até 2021, em língua Portuguesa. Do ponto de vista metodológico, os artigos foram processados pelo software rankword contador de palavras que produziu uma lista em ordem decrescente de frequência de uso. Após, foi aplicada a fórmula de Ponto de Transição de Goffman e delimitada a Região de Transição para a seleção das palavras de maior conteúdo semântico dos textos analisados, utilizadas na composição do Glossário Margareth Dalcomo. Ao final, a partir do estabelecimento de relações semânticas entre os termos, é apresentado o protótipo de tesauro seguido das considerações finais e da recomendação de constantes atualizações, devido a dinâmica acelerada de pesquisa na área que possivelmente implica na rápida obsolescência do tesauro.
Materia: Organização do conhecimento
Linguagens documentárias
Bibliometria
Tesauros
Saúde
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-feb-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CRAVEIRO, Larissa Souza. Sistema de organização do conhecimento: a construção do tesauro Margareth Dalcolmo. 2022. 297 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSCraveiro.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.