Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16966
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da COVID-19 às comorbidades: um estudo bibliométrico e cientométrico da produtividade científica
Autor(es)/Inventor(es): Vicentini, Bianca de Láia
Orientador: Guedes, Vania Lisboa da Silveira
Coorientador: Machado, Rejane Ramos
Resumo: A pandemia causada pela COVID-19 tem afetado drasticamente grande parte da sociedade global. O público mais vulnerável às sérias complicações na saúde, por conta da doença, é o que possui uma ou mais comorbidades, como diabetes mellitus e obesidade – consideradas umas das mais prevalentes no mundo. Assim, entendendo a importância da questão, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produtividade científica nacional e internacional de artigos científicos sobre a COVID-19 e o seu impacto em indivíduos com comorbidades, em especial diabetes e obesidade, publicados em títulos de periódicos classificados pelo sistema Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, indexados nas bases de dados Web of Science, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Do ponto de vista teórico e metodológico, é fundamentada em teorias, conceitos e métodos pertencentes às áreas de Organização do Conhecimento, Bibliometria e Cientometria, especificamente no que tange as observações sobre a produtividade e popularidade científica e a Lei do Elitismo. A pesquisa é quantitativa e qualitativa e está inserida no campo empírico das Ciências da Saúde. Os resultados foram obtidos por meio da análise da elite de produtividade definida, dos artigos mais citados e pela elite da elite definida. Para a limpeza, organização, tratamento bibliométrico e análise dos dados foi utilizado o software Excel da Microsoft Office e para a elaboração dos grafos das redes de colaboração e internacionalização dos autores da elite da elite, o software Gephi. Observou-se, no campo de assunto examinado, que o idioma mais prevalente na comunicação científica é o inglês. Também foram identificados membros da elite nas autorias dos artigos com os maiores índices de citações, além de se destacarem na rede de internacionalização a Universidade de Columbia, com o maior número de autores da elite da elite afiliados, e a Universidade de Lille, a única que apresenta colaboração com uma instituição brasileira, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O país com o maior número de instituições da rede é a França. Conclui-se que os objetivos estabelecidos na pesquisa foram atingidos pela aplicação da metodologia proposta, revelando a importância da publicação e disseminação das pesquisas científicas para potencializar incalculáveis reflexões, análises e avanços do conhecimento sobre fenômenos presentes em diversos aspectos socioculturais e áreas do conhecimento.
Palavras-chave: COVID-19
Comorbidade
Produção científica
Bibliometria
Cientometria
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VICENTINI, Bianca de Láia. Da COVID-19 às comorbidades: um estudo bibliométrico e cientométrico da produtividade científica. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLVicentini.pdf788.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.