Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16968
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aspectos éticos, linguísticos e culturais na organização e representação da informação e do conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Ingrid Ferreira
Tutor: Santos, Raimunda Fernanda dos
Resumen: Apresenta uma contextualização a respeito do fenômeno designado explosão informacional, que culmina na necessidade de práticas de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Discorre acerca das ferramentas utilizadas nessas práticas, sobre os processos que as circundam, bem como os produtos gerados. Enfatiza os prejuízos quando se desconsidera aspectos linguísticos, culturais e éticos nessas práticas. Tem como objetivo geral analisar de que modo os aspectos supracitados são contemplados nas produções científicas da área de Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. De modo mais específico, observou-se que o eixo cultural vem sendo ligeiramente mais estudado se comparado aos eixos éticos e linguísticos. No tocante aos processos metodológicos, utiliza-se das pesquisas bibliográfica, exploratória e descritiva, partindo de uma abordagem quali-quantitativa. Para tanto, foram analisadas as produções científicas que abarcam a temática, enfatizando aspectos como nome do autor, título, resumo e palavras-chave, mediante consultas realizadas na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e nos anais da ISKO Brasil (International Society for Knowledge Organization). Observou-se que o eixo cultural vem sendo ligeiramente mais estudado nos últimos cinco anos, se comparado aos eixos éticos e linguísticos. A despeito do atual cenário de pesquisa, pôde-se constatar que no aspecto da ética ocorre maior incidência de estudos voltados para os valores éticos na atuação do profissional da informação e questões de gênero e sexualidade. O aspecto linguístico, por sua vez, inclina-se mais para os estudos relativos à semântica e linguística aplicadas na Organização do Conhecimento. Já no tocante ao aspecto cultural, nota-se maior frequência em questões relacionadas à representação da cultura negra e diversidade cultural nos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC’s).
Materia: Organização da informação
Representação da informação
Organização do conhecimento
Ética
Linguística
Cultura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COUTINHO, Ingrid Ferreira. Aspectos éticos, linguísticos e culturais na organização e representação da informação e do conhecimento. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IFCoutinho.pdf369.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.