Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1696
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A complicada relação entre assessores e jornalistas: o tenso dia a dia nos clubes de futebol do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Velasco, Leonardo Coelho de
Tutor: Barros, Sebastião Amoêdo de
Resumen: Análise da relação entre as assessorias de imprensa dos clubes de futebol do Rio e os jornalistas que trabalham diariamente na cobertura das equipes. Além de discutir as mudanças trazidas pelo surgimento dos assessores no futebol (fenômeno recente que teve início na década de 90) para o trabalho dos jornalistas esportivos, o principal objetivo desta monografia é tentar entender a tensão existente no convívio entre os profissionais que exercem as duas funções. Para isso, são utilizadas entrevistas com as duas categorias, abordando suas visões sobre o tema. Mesmo que, na maioria dos casos, o relacionamento pessoal entre os dois seja bom, profissionalmente eles se vêem, muitas vezes, como rivais ou inimigos. Para muitos jornalistas, em especial os que estão há muito tempo nesta profissão, os assessores de imprensa estão apenas dificultando, ou atrapalhando, o seu trabalho, sem se dar conta de que a função destes é responder aos interesses do clube. Por outro lado, os profissionais das assessorias se queixam de não ter o seu trabalho compreendido pelos repórteres que freqüentam os clubes de futebol. Por causa disto, reclamações, críticas e até discussões são freqüentes neste convívio.
Materia: Assessoria e imprensa
Jornalismo esportivo
Clubes de futebol
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2007
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VELASCO, Leonardo Coelho de. A complicada relação entre assessores e jornalistas: o tenso dia a dia nos clubes de futebol do Rio de Janeiro. 2007. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LVELASCO.pdf369.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.