Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16970
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Determinantes da aglomeração industrial no Brasil: um estudo empírico
Autor(es)/Inventor(es): João, Eduardo Duarte Teixeira
Tutor: Resende, Marcelo
Resumen: Contribuições recentes têm apontado medidas sofisticadas de aglomeração industrial que junto a fontes confiáveis de dados estatísticos abrem o caminho para investigações econométricas em diversos níveis. Esse trabalho busca aproximar a teoria econômica à realidade empírica desenvolvendo um modelo econométrico que cubra de forma satisfatória o arcabouço teórico acerca de aglomerados industriais. Para tanto, variáveis que aproximem micro-fundamentos reconhecidos como aglutinadores de atividades podem ser construídas para quantificar de seus efeitos sobre a estrutura industrial. Assim, aproxima-se micro-fundamentos amplamente reconhecidos na teoria econômica (Rosental & Strange, 2001) e que, em alguma medida, exercem influência sobre a decisão de localização de empresas industriais. Dentre esses temos transbordamento de conhecimento (“knowledge Spillovers”), partilha de insumos semelhantes (“Input Sharing”) e reserva no mercado de trabalho (“Market Labor Pooling”). Além desses micro-fundamentos de reconhecida influência nas decisões de localização das empresas industriais precisam ser controladas o custo de transporte do produto e vantagens naturais associadas à proximidade de fonte de matérias primas. Os resultados encontrados no modelo desenvolvido no presente trabalho apresentam, em alguma medida, consistência com a teoria previamente elaborada. Micro-fundamentos como reserva no mercado de trabalho demonstram forte influência no modelo, assim como custo do produto transportado, influência da estrutura de tributos e taxas do Estado e partilha de insumos semelhantes não manufaturados. De outro lado, observa-se resultados de pouca significância para as variáveis de recursos naturais, transbordamento do conhecimento e insumos manufaturados.
Materia: Concentração industrial
Indústria de transformação
Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JOÃO, Eduardo Duarte Teixeira. Determinantes da aglomeração industrial no Brasil: um estudo empírico. 2008. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EDTJoão.pdf254.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.