Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Helena Wyllie Lacerda | - |
dc.contributor.author | Silva, Caroline Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T13:55:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caroline Mendes da. Desafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas no período de isolamento social. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16975 | - |
dc.description.abstract | Indisponível | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem on-line | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas no período de isolamento social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido à pandemia da Covid-19, diversos setores básicos da sociedade tiveram que se adaptar a uma situação fora da usual. É evidente que, como era de se esperar, a Educação também sofreria muitos impactos. Com a impossibilidade de conduzir aulas presenciais, a solução encontrada pelos gestores das instituições de ensino, em sua maioria, foi a de dar continuidade às práticas pedagógicas de maneira on-line. Para isso, as metodologias e atividades didáticas precisaram se adequar ao momento que educadores e estudantes passaram a vivenciar, em virtude da necessidade de levar adiante o processo de aprendizagem. Nosso foco de interesse neste trabalho, em particular, foi o de averiguar os desafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas que lecionavam de modo remoto on-line durante o período de isolamento social. Além de registrar as principais dificuldades sentidas nesses momentos de transição pelos professores pesquisados, também identificamos as estratégias utilizadas por eles, com vistas a minimizar as fragilidades dessas disciplinas durante o período emergencial. Por fim, revelamos que significado essa experiência teve para os inquiridos e qual a sua expectativa quanto à futura retomada das atividades presenciais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Técnicas de Representação Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CMilva.pdf | 456.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.