Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16975
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Helena Wyllie Lacerda-
dc.contributor.authorSilva, Caroline Mendes da-
dc.date.accessioned2022-05-24T13:55:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Mendes da. Desafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas no período de isolamento social. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16975-
dc.description.abstractIndisponívelpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAprendizagem on-linept_BR
dc.titleDesafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas no período de isolamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoDevido à pandemia da Covid-19, diversos setores básicos da sociedade tiveram que se adaptar a uma situação fora da usual. É evidente que, como era de se esperar, a Educação também sofreria muitos impactos. Com a impossibilidade de conduzir aulas presenciais, a solução encontrada pelos gestores das instituições de ensino, em sua maioria, foi a de dar continuidade às práticas pedagógicas de maneira on-line. Para isso, as metodologias e atividades didáticas precisaram se adequar ao momento que educadores e estudantes passaram a vivenciar, em virtude da necessidade de levar adiante o processo de aprendizagem. Nosso foco de interesse neste trabalho, em particular, foi o de averiguar os desafios enfrentados por professores de disciplinas gráficas que lecionavam de modo remoto on-line durante o período de isolamento social. Além de registrar as principais dificuldades sentidas nesses momentos de transição pelos professores pesquisados, também identificamos as estratégias utilizadas por eles, com vistas a minimizar as fragilidades dessas disciplinas durante o período emergencial. Por fim, revelamos que significado essa experiência teve para os inquiridos e qual a sua expectativa quanto à futura retomada das atividades presenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Técnicas de Representação Gráficapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Técnicas de Representação Gráfica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMilva.pdf456.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.