Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17019
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modificação e caracterização de nanofibrilas de celulose com etoximetileno malononitrila
Autor(es)/Inventor(es): Gallina, Thaís Eugênio
Orientador: Pereira, Robson Valentim
Resumo: A celulose é considerada uma das fontes renováveis mais ilimitadas de biopolímero da terra, atraindo atenção devido às suas características físico-químicas e predisposição para modificação química pela presença de grupos hidroxilas. Assim, a funcionalização destes grupos pode melhorar a condutividade e a transferência de elétrons na matriz polimérica, que são características importantes para o uso em eletrocatálise. Neste trabalho nanofibrilas de celulose (CNFs) foram funcionalizadas com etoximetileno malononitrila (grupos dicianovinilicos) por meio de uma substituição nucleofílica vinílica (SNV) e utilizada como eletrocatalisador para o estudo da reação de redução eletroquímica de CO2. O material modificado foi caracterizado por análise elementar demonstrou um aumento no percentual de nitrogênio em relação à amostra pura, sendo que a melhor condição experimental ocorreu em temperatura ambiente, estequiometria 1:3 (nanofibrila de celulose /etoximetileno malononitrila), pH 10 e tempo reacional de 8h. Para esta condição experimental, o percentual de nitrogênio encontrado foi de 0,92 e o grau de substituição (GS) de 0,11. Os comportamentos térmicos dos materiais apresentaram um único evento de decomposição, compreendido na faixa de 305 oC a 390 oC. No entanto, a perda de massa para a nanofibrila de celulose funcionalizada e a temperatura de início do processo de decomposição ocorrem cerca de 20 C mais baixa em relação a nanofibrila de celulose pura. Através da microscopia de força atômica (AFM), constatou-se que a modificação química não alterou a morfologia do material. A introdução de grupos dicianovinil na estrutura da CNFs melhorou a condutividade e a atividade eletrocatalítica quando comparada à nanocelulose pura, deslocando o início da reação de redução de CO2 para valores mais positivos comparada a reação com argônio.
Palavras-chave: Modificação de celulose
Nanofibrilas de celulose
Substituição nucleofílica vinílica
Redução eletroquímica de CO2
Cellulose modification
Cellulose nanofiber
Nucleophilic vinylic substitution
Electrochemical CO2 reduction
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto Multidisciplinar de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Nov-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GALLINA, Thaís Eugênio. Modificação e caracterização de nanofibrilas de celulose com etoximetileno malononitrila. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2020.
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEGALLINA-min.pdf788.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.