Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17022
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise multicritério e roteirização aplicado a logística de transbordo emergencial entre unidades offshore na indústria do petróleo
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Marcelo da Silva
Advisor: Barros, Matheus Ferreira de
Co-advisor: Vieira, Isabella Fischer Guindani
Abstract: A logística de transporte marítimo no setor petrolífero é diversificada e dinâmica. Na bacia de Campos, o transbordo emergencial entre unidades offshore envolve certa complexidade na criação do roteiro de visitas às unidades. Essa sequência de atendimento deve considerar diversos critérios simultaneamente. Considerando essa complexidade, este trabalho busca realizar uma alternativa sobre os possíveis meios de decisões de atendimento para transbordos emergenciais entre unidades de produção, tratamento e/ou armazenamento offshore, na indústria do Petróleo. A metodologia utilizada para tal análise é o PROMETHEE – Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations para hierarquização sobre as questões de ordenação das demandas e a base do algoritmo PDP – Pickup and Delivery Problem para roteamentos das embarcações de atendimento a essas demandas. Como forma de contextualização, este trabalho inicia-se com uma introdução sobre o setor petrolífero e sua cadeia logística. Posteriormente, apresenta-se um referencial teórico sobre o histórico da indústria do petróleo, informações da cadeia de suprimentos e logística desse segmento, os fundamentos do processo decisório, da pesquisa operacional e dos demais métodos utilizados no trabalho. O capítulo de metodologia apresenta o método utilizado de forma conceitual. Segue-se então para a aplicação do método descrito e a conclusão com os resultados obtidos da aplicação, algumas considerações e propostas futuras. Na avaliação final, discute-se como pode ser promissor, o desenvolvimento de algoritmos e a utilização de métodos de priorização neste tipo de demanda.
Keywords: Logística offshore
Indústria petrolífera
Roteamento de veículos
Análise multicritério
Método Promethee
Offshore logistic
Oil industry
Vehicle routing
Multicriteria analysis
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Marcelo da Silva. Análise multicritério e roteirização aplicado a logística de transbordo emergencial entre unidades offshore na indústria do petróleo. 2020. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSPereira.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.