Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17023
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bossato, Hércules Rigoni | - |
dc.contributor.author | Alves, Louise de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T16:11:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-01 | - |
dc.date.available | 2022-05-27T16:11:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Louise de Assis. A experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencial. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17023 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Education, nursing | en |
dc.title | A experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1529381547355011 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5452008932302951 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Rosane Mara Pontes de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9441121095703068 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Andressa Ambrosino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6650389924789040 | pt_BR |
dc.description.resumo | As instituições de ensino superior têm papel fundamental na construção e compartilhamento do conhecimento científico e compromisso com a formação acadêmica de qualidade. Objetivo: analisar a experiência dos graduandos de Enfermagem com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário estruturado contendo perguntas abertas sobre a vivência.do estudante no ERE através do Google Formulários. Tal questionário foi disponibilizado de forma aleatória através de e-mail, aplicativo de mensagem (WhatsApp) e link de acesso direto disponibilizado pelo pesquisador responsável. O software NVivo 13 foi utilizado para organização dos dados e para a análise de conteúdo, foi utilizada a temática O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do campus UFRJ-Macaé, e, aprovado com o protocolo nº 4.713.178 em 05/ 2021. Resultados: após a organização, foram criados os núcleos temáticos e as categorias: “As dificuldades emergidas pelos graduandos de Enfermagem durante o ensino remoto” e “As perspectivas discentes para a formação em Enfermagem atreladas à experiência com o ensino remoto.” . O NVivo dispôs o gráfico com os núcleos de ordem decrescente de expressividade. Da categoria 1, o núcleo “Alta carga horária/demanda de atividades” foi o mais frequente nos relatos. Na categoria 2, o núcleo com mais referências foi “Déficit na formação pela não oferta da parte prática presencial”. Considerações finais: através dos relatos desta pesquisa, pôde-se observar que o ensino remoto não teve muitos pontos positivos, a expressividade dos núcleos temáticos da categoria 1 prevaleceu. Sendo assim, conclui-se que deve haver maior diálogo entre os docentes e acadêmicos, visto que na categoria 1, muitas dificuldades poderiam ser reduzidas e até solucionadas, caso houvesse maior diálogo entre eles. É preciso também entender as raízes dessas questões, a fim de obter soluções eficazes. Há ainda a necessidade de mais estudos sobre o tema, principalmente a nível nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | 1095 dias | pt_BR |
Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAAlves.pdf | 344.99 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict??? |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.