Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBossato, Hércules Rigoni-
dc.contributor.authorAlves, Louise de Assis-
dc.date.accessioned2022-05-27T16:11:10Z-
dc.date.available2025-01-01-
dc.date.available2022-05-27T16:11:10Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationALVES, Louise de Assis. A experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencial. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17023-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de enfermagempt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectEducation, nursingen
dc.titleA experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1529381547355011pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5452008932302951pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosane Mara Pontes de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441121095703068pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Andressa Ambrosino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650389924789040pt_BR
dc.description.resumoAs instituições de ensino superior têm papel fundamental na construção e compartilhamento do conhecimento científico e compromisso com a formação acadêmica de qualidade. Objetivo: analisar a experiência dos graduandos de Enfermagem com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário estruturado contendo perguntas abertas sobre a vivência.do estudante no ERE através do Google Formulários. Tal questionário foi disponibilizado de forma aleatória através de e-mail, aplicativo de mensagem (WhatsApp) e link de acesso direto disponibilizado pelo pesquisador responsável. O software NVivo 13 foi utilizado para organização dos dados e para a análise de conteúdo, foi utilizada a temática O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do campus UFRJ-Macaé, e, aprovado com o protocolo nº 4.713.178 em 05/ 2021. Resultados: após a organização, foram criados os núcleos temáticos e as categorias: “As dificuldades emergidas pelos graduandos de Enfermagem durante o ensino remoto” e “As perspectivas discentes para a formação em Enfermagem atreladas à experiência com o ensino remoto.” . O NVivo dispôs o gráfico com os núcleos de ordem decrescente de expressividade. Da categoria 1, o núcleo “Alta carga horária/demanda de atividades” foi o mais frequente nos relatos. Na categoria 2, o núcleo com mais referências foi “Déficit na formação pela não oferta da parte prática presencial”. Considerações finais: através dos relatos desta pesquisa, pôde-se observar que o ensino remoto não teve muitos pontos positivos, a expressividade dos núcleos temáticos da categoria 1 prevaleceu. Sendo assim, conclui-se que deve haver maior diálogo entre os docentes e acadêmicos, visto que na categoria 1, muitas dificuldades poderiam ser reduzidas e até solucionadas, caso houvesse maior diálogo entre eles. É preciso também entender as raízes dessas questões, a fim de obter soluções eficazes. Há ainda a necessidade de mais estudos sobre o tema, principalmente a nível nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.embargo.terms1095 diaspt_BR
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAAlves.pdf344.99 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.