Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17023
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencial |
Author(s)/Inventor(s): | Alves, Louise de Assis |
Advisor: | Bossato, Hércules Rigoni |
Abstract: | As instituições de ensino superior têm papel fundamental na construção e compartilhamento do conhecimento científico e compromisso com a formação acadêmica de qualidade. Objetivo: analisar a experiência dos graduandos de Enfermagem com o Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID-19. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário estruturado contendo perguntas abertas sobre a vivência.do estudante no ERE através do Google Formulários. Tal questionário foi disponibilizado de forma aleatória através de e-mail, aplicativo de mensagem (WhatsApp) e link de acesso direto disponibilizado pelo pesquisador responsável. O software NVivo 13 foi utilizado para organização dos dados e para a análise de conteúdo, foi utilizada a temática O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do campus UFRJ-Macaé, e, aprovado com o protocolo nº 4.713.178 em 05/ 2021. Resultados: após a organização, foram criados os núcleos temáticos e as categorias: “As dificuldades emergidas pelos graduandos de Enfermagem durante o ensino remoto” e “As perspectivas discentes para a formação em Enfermagem atreladas à experiência com o ensino remoto.” . O NVivo dispôs o gráfico com os núcleos de ordem decrescente de expressividade. Da categoria 1, o núcleo “Alta carga horária/demanda de atividades” foi o mais frequente nos relatos. Na categoria 2, o núcleo com mais referências foi “Déficit na formação pela não oferta da parte prática presencial”. Considerações finais: através dos relatos desta pesquisa, pôde-se observar que o ensino remoto não teve muitos pontos positivos, a expressividade dos núcleos temáticos da categoria 1 prevaleceu. Sendo assim, conclui-se que deve haver maior diálogo entre os docentes e acadêmicos, visto que na categoria 1, muitas dificuldades poderiam ser reduzidas e até solucionadas, caso houvesse maior diálogo entre eles. É preciso também entender as raízes dessas questões, a fim de obter soluções eficazes. Há ainda a necessidade de mais estudos sobre o tema, principalmente a nível nacional. |
Keywords: | Tecnologia educacional Ensino de enfermagem COVID-19 Educational technology Education, nursing |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Production unit: | Instituto de Enfermagem |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 10-Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Embargado |
Citation: | ALVES, Louise de Assis. A experiência dos estudantes de graduação em enfermagem com o ensino remoto emergencial. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAAlves.pdf | 344.99 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict??? |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.