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http://hdl.handle.net/11422/17024
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello | - |
dc.contributor.author | Dutra, Cristiane de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-27T16:11:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Cristiane de Souza. Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional. 2022. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17024 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estaca hélice contínua | pt_BR |
dc.subject | Geotécnica | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Continuous flight piles | pt_BR |
dc.subject | Geotechnical | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.title | Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3614907040658759 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Silva, Lucas Marques Pires da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569347731590077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lobo, Luiz Fellipe Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7943161394943917 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre métodos adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de fundações profundas e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA, 2007). Empregou-se na análise sete principais métodos brasileiros, além do método da FHWA (2007), baseados no N SPT e com base nestes determinou-se uma previsão da capacidade de carga de sete estacas tipo hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada estaca apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com o ensaio de SPT (Standart Penetration Test), o resultado da prova de carga estática ao qual a estaca foi submetida e os cálculos de extrapolação da prova de carga estática, baseados nos métodos de Van Der Veen (1953), no método por função hiperbólica apresentado por Silva (2019) e o critério da NBR 6122 (ABNT, 2019). A partir destes resultados realizou-se a análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método mais adequado para dimensionamento de estacas submetidas a esforços de compressão. O objetivo principal é verificar a eficácia da aplicação do método da FHWA (2007), que utiliza em seus parâmetros de cálculos um refinamento de informações relativas ao solo, em suas características básicas, como comportamento drenado e não drenado e o nível de umidade do solo em cada camada. Após a comparação dos resultados, nota-se que este método da FHWA (2007) se mostra a favor da segurança em quase todos os casos apresentados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Politécnico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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