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dc.contributor.advisorGuimarães, Gustavo Vaz de Mello-
dc.contributor.authorDutra, Cristiane de Souza-
dc.date.accessioned2022-05-27T16:11:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:50Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationDUTRA, Cristiane de Souza. Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional. 2022. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17024-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínuapt_BR
dc.subjectGeotécnicapt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectContinuous flight pilespt_BR
dc.subjectGeotechnicalpt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.titleEstaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3614907040658759pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Lucas Marques Pires da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569347731590077pt_BR
dc.contributor.referee1Lobo, Luiz Fellipe Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943161394943917pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre métodos adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de fundações profundas e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA, 2007). Empregou-se na análise sete principais métodos brasileiros, além do método da FHWA (2007), baseados no N SPT e com base nestes determinou-se uma previsão da capacidade de carga de sete estacas tipo hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada estaca apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com o ensaio de SPT (Standart Penetration Test), o resultado da prova de carga estática ao qual a estaca foi submetida e os cálculos de extrapolação da prova de carga estática, baseados nos métodos de Van Der Veen (1953), no método por função hiperbólica apresentado por Silva (2019) e o critério da NBR 6122 (ABNT, 2019). A partir destes resultados realizou-se a análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método mais adequado para dimensionamento de estacas submetidas a esforços de compressão. O objetivo principal é verificar a eficácia da aplicação do método da FHWA (2007), que utiliza em seus parâmetros de cálculos um refinamento de informações relativas ao solo, em suas características básicas, como comportamento drenado e não drenado e o nível de umidade do solo em cada camada. Após a comparação dos resultados, nota-se que este método da FHWA (2007) se mostra a favor da segurança em quase todos os casos apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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