Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17024
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional |
Autor(es)/Inventor(es): | Dutra, Cristiane de Souza |
Tutor: | Guimarães, Gustavo Vaz de Mello |
Tutor : | Silva, Lucas Marques Pires da |
Resumen: | O presente trabalho apresenta uma análise comparativa entre métodos adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de fundações profundas e o método internacional da Federal Highway Administration (FHWA, 2007). Empregou-se na análise sete principais métodos brasileiros, além do método da FHWA (2007), baseados no N SPT e com base nestes determinou-se uma previsão da capacidade de carga de sete estacas tipo hélice contínua, com características geométricas (diâmetro e comprimento) diferentes, implantadas em tipos de solos diversos. Para cada estaca apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com o ensaio de SPT (Standart Penetration Test), o resultado da prova de carga estática ao qual a estaca foi submetida e os cálculos de extrapolação da prova de carga estática, baseados nos métodos de Van Der Veen (1953), no método por função hiperbólica apresentado por Silva (2019) e o critério da NBR 6122 (ABNT, 2019). A partir destes resultados realizou-se a análise comparativa de previsão versus desempenho, para verificar em cada caso o método mais adequado para dimensionamento de estacas submetidas a esforços de compressão. O objetivo principal é verificar a eficácia da aplicação do método da FHWA (2007), que utiliza em seus parâmetros de cálculos um refinamento de informações relativas ao solo, em suas características básicas, como comportamento drenado e não drenado e o nível de umidade do solo em cada camada. Após a comparação dos resultados, nota-se que este método da FHWA (2007) se mostra a favor da segurança em quase todos os casos apresentados. |
Materia: | Estaca hélice contínua Geotécnica Engenharia civil Continuous flight piles Geotechnical Civil engineering |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOS |
Unidade de producción: | Instituto Politécnico |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 11-mar-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | DUTRA, Cristiane de Souza. Estaca hélice contínua: comparação da capacidade de carga à ruptura geotécnica entre metodologias semiempíricas nacionais e internacional. 2022. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSDutra.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.