Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17025
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Coordenação entre ligantes carboxilatos inibidores de ciclooxigenases com Co(III): síntese, caracterização e modelagem molecular
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Kevin Bié
Advisor: Novato, Willian Tássio Gomes
Abstract: Os fármacos chamados Anti-Inflamatórios Não Estereoidais (AINEs) são amplamente conhecidos por sua ação anti-inflamatória, antipirética e analgésica durante o processo inflamatório. O apelo farmacológico desses compostos se dá pela inibição não seletiva das isoformas das enzimas ciclooxigenases conhecidas como OX-1 e OX-2, reduzindo os sintomas da inflamação. Essas enzimas são responsáveis por dar início a produção de prostanóides oriundos do ácido araquidônico. Dentre eles, são observadas as prostaglandinas, maiores responsáveis pelo aparecimento de dor e febre, além da sinalização da inflamação. Por conta de seus efeitos colaterais, dentre os quais podemos citar a corrosão da mucosa gastrointestinal, a complexação desses fármacos pode gerar diminuição de efeitos colaterais e aumentar sua eficiência que pode, por exemplo, ocorrer por meio de liberação controlada aumentando a biodisponibilidade do AINEs. Nesse trabalho foram sintetizados e caracterizados complexos dos AINEs conhecidos comercialmente como Ácido Acetilsaliscílico, Ibuprofeno, Cetoprofeno e Naproxeno que foram utilizados, em sua forma de carboxilatos, como ligante escolhidos em razão de seu apelo farmacológico. Os complexos, com as fórmulas gerais [Co(fen) 2 X 2 ] + , onde X são os carboxilatos utilizados, foram todos obtidos com rendimentos desconsiderados. Todos os complexos foram caracterizados por técnicas espectroscópicas na região do ultravioleta-visível e vibracional na região do infravermelho. O Co(III) exibe uma forte tendência de se fazer ligações com bases duras, uma vez que é considerado ácido duro. Assim sendo, foi escolhido como esfera de coordenação chave para investigar o perfil de interação com os carboxilatos mencionados. O Co(III) também pode ser biorreduzido e com isso liberar ligantes axiais. A partir dos dados extraídos dos espectros e das comparações com os resultados de modelagem molecular, foi possível determinar possíveis formas estruturais dos complexos formados, obtendo correlações interessantes entre estrutura/energia, e desta forma, proposto o perfil do mapeamento termodinâmico das reações avaliadas.
Keywords: Complexos de Cobalto
Carboxilatos inibidores de COX
Modelagem molecular
Síntese e caracterização de complexos
Química de coordenação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto Multidisciplinar de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, Kevin Bié. Coordenação entre ligantes carboxilatos inibidores de ciclooxigenases com Co(III): síntese, caracterização e modelagem molecular. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KBFernandes.pdf814.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.