Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17057
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Xenofobia no Brasil: revisão de literatura e relato de experiência
Autor(es)/Inventor(es): Vieira, Patrícia Solange Tavares
Orientador: Ferreira, Jaqueline Teresinha
Resumo: O presente trabalho intitulado “Xenofobia: Uma revisão integrativa contextualizada com experiências pessoais e com o agravamento da violência mundial face ao cenário pandêmico” foi inspirado e motivado pelas experiências próprias vivenciadas com o preconceito no Brasil e a preocupação de como os casos se expandiram durante a pandemia a nível internacional. Este trabalho apresenta resumidamente o contexto histórico e atual das situações xenofóbicas no Brasil e no mundo, o seu agravamento com os fenômenos mundiais (ex: pandemia do COVID- 19) e como este preconceito conversa com outras violências e preconceito, especificamente o racismo. Através de uma revisão integrativa foi possível identificar e comparar os principais aspectos levantados na literatura sobre a temática e consequentemente permitiu uma melhor compreensão dessas experiências pessoais vivenciadas principalmente no ambiente universitário. Tendo em vista que xenofobia é um preconceito/violência não muito pautada, é necessário aprofundarmos a sua compreensão, pois a sua gravidade mostra como é necessário o desenvolvimento de ações que possam auxiliar as vítimas perante este contexto. Com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica no período de Julho a Agosto de 2021 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), na modalidade integrada ao Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando alguns descritores (‘xenofobia’ e ‘racismo’), que apresentam reflexões, casos e discussões sobre o tema foi possível desenvolver o presente trabalho. As análises realizadas apontam que as origens do preconceito que começou com a globalização ajudam a entender a violência nacional e internacional, sua expansão com a pandemia junto com racismo, homofobia, violência de gênero, entre outros, a propagação dos casos através de mídias e meios digitais, os impactos da violência na saúde mental de estrangeiros espalhados pelo mundo e como as universidades infelizmente têm sido um ambiente de disseminação de casos xenofóbicos. Contudo, o presente trabalho enfatiza a importância que haja mais visibilidade e preocupação com os casos de xenofobia que acontecem diariamente, proporcionando um aumento de pesquisas, artigos, estudos e discussões de temáticas relacionadas com o preconceito e possibilitando assim a criação de meios e ações que possam contribuir no seu combate.
Palavras-chave: Xenofobia
Pandemia
Redes sociais
Fake news
Saúde mental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIEIRA, Patrícia Solange Tavares. Xenofobia no Brasil: revisão de literatura e relato de experiência. 2022. 47 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSTVieira.pdf245.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.