Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17066
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo |
| Author(s)/Inventor(s): | Mattos, Camila Ribeiro de |
| Advisor: | Constant, Elaine |
| Abstract: | Este trabalho envolve uma reflexão feita a partir do livro “Uma Professora Muito Maluquinha”, de Ziraldo; sendo esta comparada e correlacionada à realidade em sala de aula, relação professora-aluno, os estereótipos de uma “boa professora” e os modos de aprender em contextos educacionais. Discute-se ainda as técnicas de aprendizagem utilizadas em sala de aula que garantem a “adoração” profunda dessas professoras que se tornam marcantes nas vidas de tantas crianças. Como conclusão discute-se que o aprender resulta não só de uma prévia aparência, mas sim do diálogo entre o saber e o conhecer, sendo este diretamente ligado à qualidade da relação entre quem ensina e quem aprende. Argumenta-se ainda as relações presentes neste contexto, favorecendo o processo de aprendizagem, independente da etapa educacional, resultando na identificação dos pares e melhor aproveitamento. |
| Keywords: | Ensino fundamental Prática de ensino |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 1-Jan-2018 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MATTOS, Camila Ribeiro de. Professoras marcantes do ensino fundamental I, a partir do livro "Uma professora muito maluquinha", de Ziraldo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CMattos.pdf | 315.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.