Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17080
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepção dos sentidos e significados da alimentação para pacientes oncológicos em cuidados paliativos
Autor(es)/Inventor(es): Daumas, Carolina Barbosa
Orientador: Oliveira, Renata Borba de Amorim
Resumo: Introdução: A filosofia dos cuidados paliativos se baseia em ser uma abordagem integral, com o intuito de minimizar o sofrimento humano e promoção do bem-estar para o paciente que enfrenta alguma doença ameaçadora da vida. Entretanto, ainda é observada uma lacuna considerável, no que tange a investigação dos sentidos e significados da alimentação para o paciente neste contexto de paliação. Objetivo: Apreender o significado da alimentação para pacientes sob cuidados paliativos em um ambulatório de oncologia, de um hospital público do interior do Rio de Janeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com metodologia qualitativa que foi realizado com pacientes em cuidados paliativos, no ano de 2021, atendidos no ambulatório de oncologia do Hospital São João Batista no município de Macaé-RJ. Foram realizadas entrevistas de forma remota, através de ligações telefônicas, utilizando um questionário semiestruturado, a fim de apreender a significação da alimentação para os pacientes que encontram-se sob esta abordagem de cuidado. Após as entrevistas foi realizada a categorização temática das respostas. Resultados: Participaram do presente estudo pacientes oncológicos, de ambos sexos e a média de idade foi 58,33 ± 7,71 anos. Em relação a região acometida pela neoplasia apresentaram-se mama, estômago e próstata. Após análise dos eixos temáticos, foram dispostas 6 categorias temáticas. Discussão: Aspectos como mudança na forma de se alimentar, sintomatologia, sentimentos em relação ao prazer de comer e sofrimento do corpo foram demonstrados. Por vezes, os discursos se complementaram, demonstrando semelhanças nos presentes aspectos, contudo, diferenças também foram percebidas, seja na relação interpessoal de cada paciente com a alimentação ou na atribuição de sentidos e significados para os termos “comer” e “nutrir”. Aspectos também foram relacionados com a qualidade de vida do paciente em cuidados paliativos e como a alimentação e nutrição sofrem influência no processo de morte e morrer. Conclusão: Sendo assim, no presente estudo, o sentido essencial da alimentação é representado em sua relação com a vida, entre impasses e prazeres, demonstrando ser fundamental para o mecanismo do corpo e para a vida, revelando o seu valor cultural, social, com expressões, símbolos e emoções sob a perspectiva dos cuidados paliativos.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Doente terminal
Alimentos, dieta e nutrição
Oncologia
Macaé (RJ)
Palliative care
Terminally ill
Diet, food and nutrition
Oncology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICA
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DAUMAS, Carolina Barbosa. Percepção dos sentidos e significados da alimentação para pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBDAUMAS.pdf855.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.