Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Martins, Yasmim Pedrosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T17:23:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Yasmim Pedrosas. Saúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17107 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.title | Saúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roque, Mariana | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa possui o objetivo de documentar as experiências de três docentes durante o período da pandemia de Covid-19 e refletir, a partir dessas experiências, acerca da temática da saúde mental desses profissionais no exercício de seu ofício. O recorte temporal abrange os anos de 2020 e 2021, período em que o vírus emergiu e se propagou. Através das conversas e do compartilhamento de narrativas, os professores expuseram suas vivências, desafios, receios e aflições, em um contexto carregado de incertezas. O intuito, porém, é compreender como esse momento manifestaram transtornos mentais, como a síndrome de Burnout, transtornos de ansiedade e depressão, devido ao excesso de demandas e às transformações que implicaram em modificações nas práticas pedagógicas nos cotidianos desses docentes, a fim de adaptarem-se à essa realidade recente e distinta. Introduzo o respectivo tema apresentando as minhas experiências e vivências, que me conduziram ao interesse de pesquisar sobre saúde mental. Neste momento, utilizando a potência e recursos da pesquisa narrativa autobiográfica, trago aspectos fundamentais da minha vida, relatos que considero importantes, que são partes de mim e que são, também, partes dos conhecimentos abordados nessa produção. Em seguida, apresentarei a pesquisa de campo, destacando os principais fragmentos das narrativas de três professores que atuam em distintas escolas do Rio de Janeiro, sendo um destes na Educação Infantil e dois no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Assim, serão utilizadas as experiências vividas a partir das práticas pedagógicas construídas pelos docentes em contexto pandêmico, para tecer o conhecimento a respeito da saúde mental. Refletindo com essas narrativas, concluo que geram importantes reflexões no tempo presente, como: a importância de redes de apoio, a valorização do conhecimento solidário e a necessidade de reconhecimento das questões. Por fim, aponto que não me dedicarei à apresentação de conceitos que se inscrevem no âmbito das pesquisas na área da medicina e da psicologia. Esta é uma pesquisa narrativa com professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YMartins.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.