Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorMartins, Yasmim Pedrosa-
dc.date.accessioned2022-06-09T17:23:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.citationMARTINS, Yasmim Pedrosas. Saúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17107-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.titleSaúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Roque, Mariana-
dc.contributor.referee2Santos, Mônica Pereira dos-
dc.description.resumoA presente pesquisa possui o objetivo de documentar as experiências de três docentes durante o período da pandemia de Covid-19 e refletir, a partir dessas experiências, acerca da temática da saúde mental desses profissionais no exercício de seu ofício. O recorte temporal abrange os anos de 2020 e 2021, período em que o vírus emergiu e se propagou. Através das conversas e do compartilhamento de narrativas, os professores expuseram suas vivências, desafios, receios e aflições, em um contexto carregado de incertezas. O intuito, porém, é compreender como esse momento manifestaram transtornos mentais, como a síndrome de Burnout, transtornos de ansiedade e depressão, devido ao excesso de demandas e às transformações que implicaram em modificações nas práticas pedagógicas nos cotidianos desses docentes, a fim de adaptarem-se à essa realidade recente e distinta. Introduzo o respectivo tema apresentando as minhas experiências e vivências, que me conduziram ao interesse de pesquisar sobre saúde mental. Neste momento, utilizando a potência e recursos da pesquisa narrativa autobiográfica, trago aspectos fundamentais da minha vida, relatos que considero importantes, que são partes de mim e que são, também, partes dos conhecimentos abordados nessa produção. Em seguida, apresentarei a pesquisa de campo, destacando os principais fragmentos das narrativas de três professores que atuam em distintas escolas do Rio de Janeiro, sendo um destes na Educação Infantil e dois no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Assim, serão utilizadas as experiências vividas a partir das práticas pedagógicas construídas pelos docentes em contexto pandêmico, para tecer o conhecimento a respeito da saúde mental. Refletindo com essas narrativas, concluo que geram importantes reflexões no tempo presente, como: a importância de redes de apoio, a valorização do conhecimento solidário e a necessidade de reconhecimento das questões. Por fim, aponto que não me dedicarei à apresentação de conceitos que se inscrevem no âmbito das pesquisas na área da medicina e da psicologia. Esta é uma pesquisa narrativa com professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YMartins.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.