Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17107
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Saúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmico
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Yasmim Pedrosa
Tutor: Baroni, Patrícia
Resumen: A presente pesquisa possui o objetivo de documentar as experiências de três docentes durante o período da pandemia de Covid-19 e refletir, a partir dessas experiências, acerca da temática da saúde mental desses profissionais no exercício de seu ofício. O recorte temporal abrange os anos de 2020 e 2021, período em que o vírus emergiu e se propagou. Através das conversas e do compartilhamento de narrativas, os professores expuseram suas vivências, desafios, receios e aflições, em um contexto carregado de incertezas. O intuito, porém, é compreender como esse momento manifestaram transtornos mentais, como a síndrome de Burnout, transtornos de ansiedade e depressão, devido ao excesso de demandas e às transformações que implicaram em modificações nas práticas pedagógicas nos cotidianos desses docentes, a fim de adaptarem-se à essa realidade recente e distinta. Introduzo o respectivo tema apresentando as minhas experiências e vivências, que me conduziram ao interesse de pesquisar sobre saúde mental. Neste momento, utilizando a potência e recursos da pesquisa narrativa autobiográfica, trago aspectos fundamentais da minha vida, relatos que considero importantes, que são partes de mim e que são, também, partes dos conhecimentos abordados nessa produção. Em seguida, apresentarei a pesquisa de campo, destacando os principais fragmentos das narrativas de três professores que atuam em distintas escolas do Rio de Janeiro, sendo um destes na Educação Infantil e dois no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Assim, serão utilizadas as experiências vividas a partir das práticas pedagógicas construídas pelos docentes em contexto pandêmico, para tecer o conhecimento a respeito da saúde mental. Refletindo com essas narrativas, concluo que geram importantes reflexões no tempo presente, como: a importância de redes de apoio, a valorização do conhecimento solidário e a necessidade de reconhecimento das questões. Por fim, aponto que não me dedicarei à apresentação de conceitos que se inscrevem no âmbito das pesquisas na área da medicina e da psicologia. Esta é uma pesquisa narrativa com professores.
Materia: Saúde mental
Professores
COVID-19
Pandemias
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-abr-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARTINS, Yasmim Pedrosas. Saúde mental docente: narrativas de professores e suas experiências durante o período pandêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
YMartins.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.