Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17111
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Daniele Soares de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T20:11:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Daniele Soares de Freitas. Educação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17111 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ênio José Serra dos | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Este trabalho busca refletir e analisar o currículo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva dos educandos concluintes do Ensino Médio em um Colégio Estadual localizado na zona sul do Rio de Janeiro, considerando as especificidades de seus sujeitos educacionais: trabalhadores, oriundos das camadas populares e em diferentes níveis socioculturais; com direitos que foram negligenciados por décadas a fio. O referencial teórico se guiou pelos estudos feitos por Ciavatta e Rummert (2010) e Serra (2017), relacionando-os às falas de três educandos entrevistados, matriculados no módulo IV, primeiro semestre de 2018. Como objetivos específicos a pesquisa buscou compreender historicamente a Educação de Jovens e Adultos; refletir sobre currículo a partir do referencial teórico que embasa este trabalho e entender, a partir das falas dos educandos entrevistados, qual o sentido atribuído ao conhecimento escolar e a escola para eles. A metodologia seguiu as orientações de uma pesquisa qualitativa apoiando-se em Ludke e André (1986) e abarcou para a coleta de dados: observações realizadas na turma investigada entre os meses de março e julho de 2018, aplicação de questionário e análise de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam a importância do conhecimento teórico para elaborar propostas curriculares para a EJA, de maneira a atender aos anseios dos educandos de forma mais significativa, fazendo com que estes se percebam enquanto cidadãos de direitos, como parte da sociedade e agentes modificantes dela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DLopes.pdf | 590.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.