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dc.contributor.advisorSouza, Marta Lima de-
dc.contributor.authorLopes, Daniele Soares de Freitas-
dc.date.accessioned2022-06-09T20:11:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationLOPES, Daniele Soares de Freitas. Educação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17111-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino médiopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ênio José Serra dos-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEste trabalho busca refletir e analisar o currículo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva dos educandos concluintes do Ensino Médio em um Colégio Estadual localizado na zona sul do Rio de Janeiro, considerando as especificidades de seus sujeitos educacionais: trabalhadores, oriundos das camadas populares e em diferentes níveis socioculturais; com direitos que foram negligenciados por décadas a fio. O referencial teórico se guiou pelos estudos feitos por Ciavatta e Rummert (2010) e Serra (2017), relacionando-os às falas de três educandos entrevistados, matriculados no módulo IV, primeiro semestre de 2018. Como objetivos específicos a pesquisa buscou compreender historicamente a Educação de Jovens e Adultos; refletir sobre currículo a partir do referencial teórico que embasa este trabalho e entender, a partir das falas dos educandos entrevistados, qual o sentido atribuído ao conhecimento escolar e a escola para eles. A metodologia seguiu as orientações de uma pesquisa qualitativa apoiando-se em Ludke e André (1986) e abarcou para a coleta de dados: observações realizadas na turma investigada entre os meses de março e julho de 2018, aplicação de questionário e análise de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam a importância do conhecimento teórico para elaborar propostas curriculares para a EJA, de maneira a atender aos anseios dos educandos de forma mais significativa, fazendo com que estes se percebam enquanto cidadãos de direitos, como parte da sociedade e agentes modificantes dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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