Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17111
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Daniele Soares de Freitas |
Orientador: | Souza, Marta Lima de |
Resumo: | Este trabalho busca refletir e analisar o currículo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva dos educandos concluintes do Ensino Médio em um Colégio Estadual localizado na zona sul do Rio de Janeiro, considerando as especificidades de seus sujeitos educacionais: trabalhadores, oriundos das camadas populares e em diferentes níveis socioculturais; com direitos que foram negligenciados por décadas a fio. O referencial teórico se guiou pelos estudos feitos por Ciavatta e Rummert (2010) e Serra (2017), relacionando-os às falas de três educandos entrevistados, matriculados no módulo IV, primeiro semestre de 2018. Como objetivos específicos a pesquisa buscou compreender historicamente a Educação de Jovens e Adultos; refletir sobre currículo a partir do referencial teórico que embasa este trabalho e entender, a partir das falas dos educandos entrevistados, qual o sentido atribuído ao conhecimento escolar e a escola para eles. A metodologia seguiu as orientações de uma pesquisa qualitativa apoiando-se em Ludke e André (1986) e abarcou para a coleta de dados: observações realizadas na turma investigada entre os meses de março e julho de 2018, aplicação de questionário e análise de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam a importância do conhecimento teórico para elaborar propostas curriculares para a EJA, de maneira a atender aos anseios dos educandos de forma mais significativa, fazendo com que estes se percebam enquanto cidadãos de direitos, como parte da sociedade e agentes modificantes dela. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Currículo de ensino médio Direito à educação Cultura |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 22-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LOPES, Daniele Soares de Freitas. Educação de jovens e adultos: uma reflexão curricular em uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLopes.pdf | 590.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.