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dc.contributor.advisorSilva, José Cláudio Sooma-
dc.contributor.authorFerreira, Felipe de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-06-09T20:36:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Felipe de Carvalho. O celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17115-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectCelibatopt_BR
dc.titleO celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jucinato de Sequeira-
dc.contributor.referee2Cassani, Juliana Martins-
dc.description.resumoO presente trabalho visou apresentar algumas das discussões, complexidades e conflitos que envolveram o processo de feminização docente nos anos 1920. Para isso, um conjunto de documentos, produções e pesquisas foram acessadas para que auxiliassem na construção narrativa dessa temática. Durante as investigações, uma temática despertou interesse pelos possíveis debates ocasionados: o celibato pedagógico feminino. A tese do celibato pedagógico foi apresentada durante a I CNE, realizada em Curitiba no ano de 1927 e defendida por Nestor dos Santos Lima. Em função disso, um conjunto de problematizações foi orquestrado, a fim de compreender algumas das possíveis implicações desse tema para a carreira daquelas mulheres e professoras. Para a operacionalização deste estudo, por um lado, foi prestigiado um percurso bibliográfico interessado na discussão sobre os gêneros1 apresentado pelas autoras (SCOTT, 1995; LOURO, 2004; RODRIGUES, 2002; SCHUELER; RIZZINI, 2018; TELES, 1999; VIANNA, 2013; CARVALHO; VIDAL, 2001). Por outro, foi construída uma coleção documental que abarcou, principalmente, jornais, livros e conferências da década de 1920. A partir desses aportes teóricos-metodológicos, o cuidado com uma escrita histórica somou-se aos acasos que foram emergindo conforme a pesquisa era desenvolvida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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