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http://hdl.handle.net/11422/17115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, José Cláudio Sooma | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Felipe de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T20:36:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Felipe de Carvalho. O celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17115 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Celibato | pt_BR |
dc.title | O celibato pedagógico feminino e outros desafios enfrentados pela profissão docente na sociedade carioca em finais dos anos 1920 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Jucinato de Sequeira | - |
dc.contributor.referee2 | Cassani, Juliana Martins | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho visou apresentar algumas das discussões, complexidades e conflitos que envolveram o processo de feminização docente nos anos 1920. Para isso, um conjunto de documentos, produções e pesquisas foram acessadas para que auxiliassem na construção narrativa dessa temática. Durante as investigações, uma temática despertou interesse pelos possíveis debates ocasionados: o celibato pedagógico feminino. A tese do celibato pedagógico foi apresentada durante a I CNE, realizada em Curitiba no ano de 1927 e defendida por Nestor dos Santos Lima. Em função disso, um conjunto de problematizações foi orquestrado, a fim de compreender algumas das possíveis implicações desse tema para a carreira daquelas mulheres e professoras. Para a operacionalização deste estudo, por um lado, foi prestigiado um percurso bibliográfico interessado na discussão sobre os gêneros1 apresentado pelas autoras (SCOTT, 1995; LOURO, 2004; RODRIGUES, 2002; SCHUELER; RIZZINI, 2018; TELES, 1999; VIANNA, 2013; CARVALHO; VIDAL, 2001). Por outro, foi construída uma coleção documental que abarcou, principalmente, jornais, livros e conferências da década de 1920. A partir desses aportes teóricos-metodológicos, o cuidado com uma escrita histórica somou-se aos acasos que foram emergindo conforme a pesquisa era desenvolvida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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