Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17116
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cuidar e educar: desafios na superação da dicotomia dentro da docência na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Jennifer Pena Vasconcellos da
Advisor: Santos, Núbia de Oliveira
Abstract: O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre a relação que o cuidar e o educar assumem na primeira etapa da educação básica. Parto das minhas vivências e experiências para refletir como o cuidado é visto e tratado na Educação Infantil. Para a compreensão do binômio cuidar-educar no contexto pedagógico, esta pesquisa parte de um resgate histórico para entender a origem da bipolarização entre os entes citados. A partir daí, busca-se analisar o cuidado como ética e sua devida importância na percepção do processo do autocuidado e seus desdobramentos na relação educador-criança. Em seguida, através da análise dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Lei de Diretrizes e Bases, esta pesquisa apresenta considerações sobre as concepções acerca do cuidado e educação, que estão sendo pautadas nos documentos oficiais e como ambos se articulam na educação infantil. Traz, por fim, os relatos com recortes do cotidiano de uma turma com crianças de três anos, pensando em como os momentos de cuidados com as crianças se desenvolvem na rotina de uma escola particular, no município do Rio de Janeiro. Atravessa questões sobre o papel dos educadores, rotina, afeto e as diferentes dimensões do cuidado na educação infantil, que traz à luz a importância de pensar na indissociabilidade entre o cuidar e o educar.
Keywords: Educação infantil
Cuidadores
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Jennifer Pena Vasconcellos da. Cuidar e educar: desafios na superação da dicotomia dentro da docência na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSilva.pdf222.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.