Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17116
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Cuidar e educar: desafios na superação da dicotomia dentro da docência na educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Jennifer Pena Vasconcellos da |
Tutor: | Santos, Núbia de Oliveira |
Resumen: | O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre a relação que o cuidar e o educar assumem na primeira etapa da educação básica. Parto das minhas vivências e experiências para refletir como o cuidado é visto e tratado na Educação Infantil. Para a compreensão do binômio cuidar-educar no contexto pedagógico, esta pesquisa parte de um resgate histórico para entender a origem da bipolarização entre os entes citados. A partir daí, busca-se analisar o cuidado como ética e sua devida importância na percepção do processo do autocuidado e seus desdobramentos na relação educador-criança. Em seguida, através da análise dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Lei de Diretrizes e Bases, esta pesquisa apresenta considerações sobre as concepções acerca do cuidado e educação, que estão sendo pautadas nos documentos oficiais e como ambos se articulam na educação infantil. Traz, por fim, os relatos com recortes do cotidiano de uma turma com crianças de três anos, pensando em como os momentos de cuidados com as crianças se desenvolvem na rotina de uma escola particular, no município do Rio de Janeiro. Atravessa questões sobre o papel dos educadores, rotina, afeto e as diferentes dimensões do cuidado na educação infantil, que traz à luz a importância de pensar na indissociabilidade entre o cuidar e o educar. |
Materia: | Educação infantil Cuidadores Ensino fundamental |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 30-mar-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Jennifer Pena Vasconcellos da. Cuidar e educar: desafios na superação da dicotomia dentro da docência na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSilva.pdf | 222.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.