Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17132
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Síndrome de Burnout e a pandemia de COVID-19: flexibilização da forma de trabalho, impacto na vida laboral e privada do profissional contábil
Author(s)/Inventor(s): Jesus, Ana Brigida Felício Silva de
Advisor: Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Co-advisor: Ayres, Rosangela Mesquita
Abstract: Este estudo teve como principal objetivo analisar como a adoção de teletrabalho por parte dos profissionais da contabilidade em tempos de pandemia de COVID-19 afetou a vida profissional e pessoal desses trabalhadores, principalmente em relação às implicações (ou não) relacionadas à Síndrome de Burnout. Para tal análise, utilizou-se a perspectiva multidimensional que se manifesta em três vertentes: exaustão; despersonalização ou cinismo; e redução da realização pessoal do trabalho. A coleta de dados se deu por questionário distribuído a profissionais do Conselho Federal de Contabilidade domiciliados em todo Brasil aplicado a uma amostra de 187 (cento e oitenta e sete) profissionais. O estudo tem uma abordagem qualitativa, com coleta de dados utilizando-se a triangulação com pesquisa de campo por meio de questionário com Escala Likert, assim como documental, que envolveu a revisão da jurisprudência e de conceitos, com análise descritiva. A revisão teórica sobre pandemia, profissional da Contabilidade e síndrome de Burnout bem como a pesquisa documental sobre leis e jurisprudências foi a estratégia para a geração de conhecimento sobre atitudes, percepções e sentimentos dos profissionais em teletrabalho em abril de 2020, auge da pandemia que assolou o país. Para responder a seguinte questão: “a adoção do home office agravou a incidência de síndrome de burnout na vida do profissional da contabilidade?”, buscou-se a relação entre o distanciamento social como forma de contenção do vírus, eventual acometimento da síndrome e precarização da vida do trabalhador, para tanto o estudo busca responder às seguintes questões intermediárias: as instituições e os trabalhadores aproveitaram o home office como oportunidade de se organizar melhor? Qual o reflexo disso na produtividade? Essa nova forma de organização tem sido benéfica ao trabalhador ou tem provocado exaustão? Sua vida familiar foi abalada, sendo necessário reestruturá-la? Os resultados da pesquisas realizadas apontam que essa nova forma de laborar foi recebida de forma positiva pela maioria dos profissionais, sendo percebido que perduraria ao longo do estado de calamidade pública na qual foi quase que compulsoriamente implementada em função da necessidade de distanciamento pela COVID19, e posteriormente a esse período, não foram encontradas evidências de que os fatores estressores diretamente ligados a síndrome de burnout se elevaram. Todavia, detectou-se a necessidade de avaliação de algumas questões, como melhoria da distribuição e estruturação da informação, sob a ótica de se estabelecer uma comunicação assíncrona efetiva para a tomada de decisões adequadas. Este trabalho contribui com a comunidade acadêmica e com os profissionais da área na busca de vislumbrar caminhos para que doenças no ambiente laboral, principalmente síndrome de burnout, possam ser mitigadas.
Keywords: Contabilidade
Burnout
Saúde do trabalhador
COVID-19
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JESUS, Ana Brigida Felício Silva de. Síndrome de Burnout e a pandemia de COVID-19: flexibilização da forma de trabalho, impacto na vida laboral e privada do profissional contábil. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABFSJesus.pdf608.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.