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dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorSilva, Bianca Gonçalves dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-10T19:16:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17134-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleExtensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Campelo, Talita da Silva-
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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