Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17134
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de pedagogia
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Bianca Gonçalves dos Santos
Tutor: Cruz, Giseli Barreto da
Tutor : Campelo, Talita da Silva
Resumen: O presente trabalho apresenta uma pesquisa monográfica que teve por objetivo geral analisar, a partir das narrativas de estudantes de Pedagogia da UFRJ, quais relações estabelecem com a extensão universitária. Como objetivos específicos buscou-se: mapear as ações de extensão oferecidas pela Faculdade de Educação da UFRJ; identificar quais os critérios que os estudantes utilizam para a escolha das ações de extensão que participam; analisar de que forma a extensão universitária tem contribuído para a formação inicial docente desses estudantes. A discussão teórica baseou-se em Tardif (2014), para discutir os saberes docentes construídos na formação; Cruz e Arosa (2014) e Cruz (2021), a respeito da formação do pedagogo; e em FORPROEX (2012); Rodrigues (2020); Rodrigues e Cruz (2021), em relação à extensão universitária. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi a pesquisa com narrativa, tendo em vista a importância dos relatos de experiência e das subjetividades de professores para a constituição de sua formação. Para a construção de dados foram realizadas entrevistas virtualmente (via plataforma Zoom), devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, com 07 estudantes de Pedagogia da UFRJ. Os resultados indicam que: a principal forma de acesso às ações de extensão é o SIGA, aspecto que demonstra a importância do mapeamento das atividades oferecidas pela FE/UFRJ; o critério predominante para a escolha das ações de extensão é a área de interesse, seguido de outros fatores como localização, custo de deslocamento, carga horária oferecida, entre outros; a extensão universitária tem contribuído para a formação docente no curso de Pedagogia da UFRJ, a partir das experiências que esse campo tem proporcionado como apontado pelas participantes em suas narrativas.
Materia: Formação de professores
Pedagogia
Extensão universitária
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-mar-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Bianca Gonçalves dos Santos. Extensão universitária e formação docente na narrativa de estudantes de Pedagogia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BSilva.pdf338.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.