Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Barbara da Silva Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T21:21:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Barbara da Silva Santos. Como se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17146 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | Como se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.contributor.referee2 | Constant, Elaine | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como temática a necessária pluralidade dos saberes na formação docente. O objetivo geral desta pesquisa monográfica é colocar em circulação as concepções de docência e de formação docente que se apresentam em narrativas plurais, ampliando os possíveis da formação em Pedagogia. Para alcançar este objetivo, o caminho metodológico adotado foi a pesquisa narrativa que possibilita utilizar a experiência do outro, a experiência pessoal e a experiência que é compartilhada no ato do narrar permitindo que as subjetividades inscritas nos praticantespensantes se façam presentes. Trago também as pesquisas com os cotidianos, que permitem refletir sobre o que é sentido durante as vivências e sobre as escolhas assumidas durante o pesquisar. Inicialmente, é apresentada uma narrativa autobiográfica destacando as concepções de pessoais formação docente antes e ao longo do curso de Pedagogia. Em seguida, é apresentada uma discussão referente aos conceitos de formação e narrativas docentes, entendendo que a formação docente passa a ser uma experiência de autoconhecimento e de autorreflexão. Desta forma, os professores que estão em constante processo de formação, são atravessados por suas histórias, por suas relações, por suas subjetividades e vão todos os dias tecendo sua identidade profissional. São abordados também os conceitos de Sociologia das Ausências e de Ecologia de Saberes trazidos por Boaventura de Sousa Santos. Após isso, é feita uma reflexão a partir das narrativas de estudantes, de três professoras e um breve histórico das políticas públicas para a formação docente. Finalmente, como conclusões, é feita a reflexão de que a legislação que abarca a formação docente pouco contribui para que os saberes presentes nos cotidianos formativos possam ser validados como tal. É destacada a necessidade de pensar a formação docente mais pluralizada, que consiga trazer problematizações de cotidianos praticados. Além disso, é sinalizada a importância da produção de um currículo para os cursos de formação docente inicial em que a escuta dos estudantes se faça de maneira mais efetiva e propondo-se uma reflexão sobre o papel fundamental de formação dos professores da educação básica na formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BCorrea.pdf | 758.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.