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dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorCorrêa, Barbara da Silva Santos-
dc.date.accessioned2022-06-10T21:21:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:52Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCORRÊA, Barbara da Silva Santos. Como se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17146-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleComo se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.referee2Constant, Elaine-
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática a necessária pluralidade dos saberes na formação docente. O objetivo geral desta pesquisa monográfica é colocar em circulação as concepções de docência e de formação docente que se apresentam em narrativas plurais, ampliando os possíveis da formação em Pedagogia. Para alcançar este objetivo, o caminho metodológico adotado foi a pesquisa narrativa que possibilita utilizar a experiência do outro, a experiência pessoal e a experiência que é compartilhada no ato do narrar permitindo que as subjetividades inscritas nos praticantespensantes se façam presentes. Trago também as pesquisas com os cotidianos, que permitem refletir sobre o que é sentido durante as vivências e sobre as escolhas assumidas durante o pesquisar. Inicialmente, é apresentada uma narrativa autobiográfica destacando as concepções de pessoais formação docente antes e ao longo do curso de Pedagogia. Em seguida, é apresentada uma discussão referente aos conceitos de formação e narrativas docentes, entendendo que a formação docente passa a ser uma experiência de autoconhecimento e de autorreflexão. Desta forma, os professores que estão em constante processo de formação, são atravessados por suas histórias, por suas relações, por suas subjetividades e vão todos os dias tecendo sua identidade profissional. São abordados também os conceitos de Sociologia das Ausências e de Ecologia de Saberes trazidos por Boaventura de Sousa Santos. Após isso, é feita uma reflexão a partir das narrativas de estudantes, de três professoras e um breve histórico das políticas públicas para a formação docente. Finalmente, como conclusões, é feita a reflexão de que a legislação que abarca a formação docente pouco contribui para que os saberes presentes nos cotidianos formativos possam ser validados como tal. É destacada a necessidade de pensar a formação docente mais pluralizada, que consiga trazer problematizações de cotidianos praticados. Além disso, é sinalizada a importância da produção de um currículo para os cursos de formação docente inicial em que a escuta dos estudantes se faça de maneira mais efetiva e propondo-se uma reflexão sobre o papel fundamental de formação dos professores da educação básica na formação inicial de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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