Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17146
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Como se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docente |
Autor(es)/Inventor(es): | Corrêa, Barbara da Silva Santos |
Orientador: | Baroni, Patrícia |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a necessária pluralidade dos saberes na formação docente. O objetivo geral desta pesquisa monográfica é colocar em circulação as concepções de docência e de formação docente que se apresentam em narrativas plurais, ampliando os possíveis da formação em Pedagogia. Para alcançar este objetivo, o caminho metodológico adotado foi a pesquisa narrativa que possibilita utilizar a experiência do outro, a experiência pessoal e a experiência que é compartilhada no ato do narrar permitindo que as subjetividades inscritas nos praticantespensantes se façam presentes. Trago também as pesquisas com os cotidianos, que permitem refletir sobre o que é sentido durante as vivências e sobre as escolhas assumidas durante o pesquisar. Inicialmente, é apresentada uma narrativa autobiográfica destacando as concepções de pessoais formação docente antes e ao longo do curso de Pedagogia. Em seguida, é apresentada uma discussão referente aos conceitos de formação e narrativas docentes, entendendo que a formação docente passa a ser uma experiência de autoconhecimento e de autorreflexão. Desta forma, os professores que estão em constante processo de formação, são atravessados por suas histórias, por suas relações, por suas subjetividades e vão todos os dias tecendo sua identidade profissional. São abordados também os conceitos de Sociologia das Ausências e de Ecologia de Saberes trazidos por Boaventura de Sousa Santos. Após isso, é feita uma reflexão a partir das narrativas de estudantes, de três professoras e um breve histórico das políticas públicas para a formação docente. Finalmente, como conclusões, é feita a reflexão de que a legislação que abarca a formação docente pouco contribui para que os saberes presentes nos cotidianos formativos possam ser validados como tal. É destacada a necessidade de pensar a formação docente mais pluralizada, que consiga trazer problematizações de cotidianos praticados. Além disso, é sinalizada a importância da produção de um currículo para os cursos de formação docente inicial em que a escuta dos estudantes se faça de maneira mais efetiva e propondo-se uma reflexão sobre o papel fundamental de formação dos professores da educação básica na formação inicial de professores. |
Palavras-chave: | Formação de professores Narrativa |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 13-Dez-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CORRÊA, Barbara da Silva Santos. Como se forma uma professora?: políticas de narratividade na formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BCorrea.pdf | 758.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.