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dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Henriques-
dc.date.accessioned2022-06-13T17:32:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:53Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Beatriz Henriques. Pedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17154-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titlePedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Luana Fonseca da-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo tecer uma cartografia de práticas que se organiza a partir das crianças, em uma contraposição aos modelos escolares que sugerem que a criança se adapte aos processos educativos no âmbito da Educação Infantil. Tais práticas se constituíram enquanto fundamentais na trajetória formativa da autora desta monografia. Para tal, o texto se inicia com uma narrativa autobiográfica como fonte condutora para o tema da pesquisa e dos caminhos metodológicos nela trilhados. A partir daí, é estabelecido um diálogo acerca dos registros de campo da pesquisa, ressaltando a importância das pesquisas com os cotidianos e da pesquisa narrativa enquanto caminhos possíveis para investigação. São elencados alguns debates que se inscrevem na proposição dos conceitos de infâncias, alfabetização, letramentos e práticas educativas na educação infantil, a partir de leituras de referencial bibliográfico e, em seguida, apresentadas as narrativas atravésde diferentes fontes: registros do diário de campo, produções das crianças, imagens,dentre outras. Finalmente, foram produzidas reflexões a partir das fontes tecendo um diálogo com as práticas educativas possíveis na Educação Infantil no contexto experienciado, no sentido de abarcar tanto a aprendizagem, quanto a disponibilidade de conteúdos, quanto o respeito às características próprias das infâncias. Se faz importante destacar que o caminho metodológico desta pesquisa se fez através da cartografia social, da pesquisa com os cotidianos e da pesquisa narrativa. Como conclusões, é apresentada a mudança vivenciada na experiência formativa de maneira conjunta: universidade, narrativa autobiográfica e vivências com os Ipês enquanto constitutivos e inter-relacionados nesta trajetória. É afirmado, assim, que as crianças são parte do processo formativo docente. Neste sentido, é apresentada a Pedagogia dos Ipês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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