Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Beatriz Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:32:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Beatriz Henriques. Pedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17154 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Pedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Luana Fonseca da | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo tecer uma cartografia de práticas que se organiza a partir das crianças, em uma contraposição aos modelos escolares que sugerem que a criança se adapte aos processos educativos no âmbito da Educação Infantil. Tais práticas se constituíram enquanto fundamentais na trajetória formativa da autora desta monografia. Para tal, o texto se inicia com uma narrativa autobiográfica como fonte condutora para o tema da pesquisa e dos caminhos metodológicos nela trilhados. A partir daí, é estabelecido um diálogo acerca dos registros de campo da pesquisa, ressaltando a importância das pesquisas com os cotidianos e da pesquisa narrativa enquanto caminhos possíveis para investigação. São elencados alguns debates que se inscrevem na proposição dos conceitos de infâncias, alfabetização, letramentos e práticas educativas na educação infantil, a partir de leituras de referencial bibliográfico e, em seguida, apresentadas as narrativas atravésde diferentes fontes: registros do diário de campo, produções das crianças, imagens,dentre outras. Finalmente, foram produzidas reflexões a partir das fontes tecendo um diálogo com as práticas educativas possíveis na Educação Infantil no contexto experienciado, no sentido de abarcar tanto a aprendizagem, quanto a disponibilidade de conteúdos, quanto o respeito às características próprias das infâncias. Se faz importante destacar que o caminho metodológico desta pesquisa se fez através da cartografia social, da pesquisa com os cotidianos e da pesquisa narrativa. Como conclusões, é apresentada a mudança vivenciada na experiência formativa de maneira conjunta: universidade, narrativa autobiográfica e vivências com os Ipês enquanto constitutivos e inter-relacionados nesta trajetória. É afirmado, assim, que as crianças são parte do processo formativo docente. Neste sentido, é apresentada a Pedagogia dos Ipês. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRodrigues.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.