Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17154
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidária
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Beatriz Henriques
Tutor: Baroni, Patrícia
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo tecer uma cartografia de práticas que se organiza a partir das crianças, em uma contraposição aos modelos escolares que sugerem que a criança se adapte aos processos educativos no âmbito da Educação Infantil. Tais práticas se constituíram enquanto fundamentais na trajetória formativa da autora desta monografia. Para tal, o texto se inicia com uma narrativa autobiográfica como fonte condutora para o tema da pesquisa e dos caminhos metodológicos nela trilhados. A partir daí, é estabelecido um diálogo acerca dos registros de campo da pesquisa, ressaltando a importância das pesquisas com os cotidianos e da pesquisa narrativa enquanto caminhos possíveis para investigação. São elencados alguns debates que se inscrevem na proposição dos conceitos de infâncias, alfabetização, letramentos e práticas educativas na educação infantil, a partir de leituras de referencial bibliográfico e, em seguida, apresentadas as narrativas atravésde diferentes fontes: registros do diário de campo, produções das crianças, imagens,dentre outras. Finalmente, foram produzidas reflexões a partir das fontes tecendo um diálogo com as práticas educativas possíveis na Educação Infantil no contexto experienciado, no sentido de abarcar tanto a aprendizagem, quanto a disponibilidade de conteúdos, quanto o respeito às características próprias das infâncias. Se faz importante destacar que o caminho metodológico desta pesquisa se fez através da cartografia social, da pesquisa com os cotidianos e da pesquisa narrativa. Como conclusões, é apresentada a mudança vivenciada na experiência formativa de maneira conjunta: universidade, narrativa autobiográfica e vivências com os Ipês enquanto constitutivos e inter-relacionados nesta trajetória. É afirmado, assim, que as crianças são parte do processo formativo docente. Neste sentido, é apresentada a Pedagogia dos Ipês.
Materia: Pedagogia
Narrativa
Formação de professores
Educação infantil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, Beatriz Henriques. Pedagogia dos ipês: narrativas de uma formação docente solidária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRodrigues.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.