Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17162
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Paulo Freire pra mim é verbo: as muitas pedagogias de Tião Rocha e o trabalho pedagógico do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento
Author(s)/Inventor(s): Pantaleão, Christina Maria Barbosa Iuppen
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: O presente trabalho tem como tema a educação popular de corte freireano e traz como objetivo oferecer uma colaboração aos estudos sobre educação popular conforme praticada pelo antropólogo, folclorista e educador Sebastião Rocha, o Tião Rocha, como faz questão de ser chamado. Visa ainda explicar como o educador traduz na prática sua afirmação de que Paulo Freire é um verbo e sugere as bases geradoras originadas em experiências pessoais do antropólogo para que tenha optado pelo tipo de educação que abraça ao longo de sua vida adulta. Relata a criação do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, instituição de aprendizagem que ancora algumas das ações pedagógicas de cunho social que o educador e sua equipe impulsionam no interior do país. Em seguida, o trabalho avança para relatar a formulação de pedagogias próprias de Tião Rocha, como as da roda, do abraço, do brinquedo, do sabão, do copo cheio e outras, além de conceitos como os Tics e Tacs. A metodologia escolhida é qualitativa, abordando uma história de vida no que essa abordagem permite foco exclusivo num determinado período ou fato ligado ao objeto, sem constituir uma biografia. Para esta realização foram feitos estudos de publicações do autor e do CPCD, analisadas entrevistas a diversos órgãos de imprensa, além de realizada e analisada uma entrevista concedida por Tião Rocha, a partir de seu refúgio no Vale do Jequitinhonha, onde se abriga e de onde segue seu trabalho ao longo da pandemia de Covid-19 – entrevista concedida à autora exclusivamente para esta monografia. Finalmente conclui-se, pela observação e análise do elenco de projetos e pedagogias desenvolvidos, assim como pelas entrevistas concedidas e pelo diálogo direto com a autora, observadas ainda as considerações de distintos autores, que o educador incorpora plenamente a práxis freireana em sua atuação pedagógica e social, numa relação dialógica, inclusiva e horizontalizante.
Keywords: Educação popular
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
Desenvolvimento sustentável
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Nov-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PANTALEÃO, Christina Maria Barbosa Iuppen. Paulo Freire pra mim é verbo: as muitas pedagogias de Tião Rocha e o trabalho pedagógico do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPantaleao.pdf308.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.