Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorCarreira, Fabiana Dias Pinto-
dc.date.accessioned2022-06-13T20:01:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:54Z-
dc.date.issued2021-10-26-
dc.identifier.citationCARREIRA, Fabiana Dias Pinto. BrinCasa: narrativas do brincar na escola em tempos de ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17167-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleBrinCasa: narrativas do brincar na escola em tempos de ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Marina-
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela-
dc.description.resumoEste trabalho busca investigar de que forma as brincadeiras se estabeleceram no cenário de ensino remoto imposto pela pandemia do coronavírus. Investiga-se como o Colégio de Aplicação da UFRJ, mais especificamente uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, continuou garantindo o momento lúdico e de brincar em suas práticas pedagógicas online, e como as crianças vêm se apropriando desses momentos. Para tal, desenvolve-se a partir das seguintes questões: as crianças têm conseguido brincar nos momentos de aula online? De que forma este brincar está sendo construído? Como as professoras estão experienciando essas atividades? Que formas as crianças estão encontrando para se manterem brincantes? E porque cultivar o brincar em tempos de tanta exceção é tão fundamental? Enquanto caminho metodológico, esta pesquisa se desenvolve a partir das concepções presentes na pesquisa nos/dos/com os cotidianos, entrelaçada às perspectivas da pesquisa narrativa e elementos da narrativa autobiográfica. Durante três meses foram registradas narrativas de estudantes e professoras do CAp/ UFRJ durante as aulas remotas, nas plataformas de atividades assíncronas e nas conversas com a professora regente da turma, entre outros espaços de diálogo. Os conceitos de infâncias, brincadeira e escola são desenvolvidos a partir das produções de Borba (2007), Corsino (2008), Fortuna (2018), Kishimoto (2010), Kramer (2007), Sarmento (2003), Vigotski (2008), entre outros, e estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas. Como conclusões, a pesquisa sinaliza que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras neste modelo, ainda que o ensino remoto dificulte a interação social. Além disso, verificou-se que o brincar livre encontra desafios para resistir na modalidade online, onde os encontros de tempo reduzido tendem a ser muito mais direcionados e a socialização entre pares é restrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCarreira.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.