Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17167
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | BrinCasa: narrativas do brincar na escola em tempos de ensino remoto |
Autor(es)/Inventor(es): | Carreira, Fabiana Dias Pinto |
Orientador: | Baroni, Patrícia |
Resumo: | Este trabalho busca investigar de que forma as brincadeiras se estabeleceram no cenário de ensino remoto imposto pela pandemia do coronavírus. Investiga-se como o Colégio de Aplicação da UFRJ, mais especificamente uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, continuou garantindo o momento lúdico e de brincar em suas práticas pedagógicas online, e como as crianças vêm se apropriando desses momentos. Para tal, desenvolve-se a partir das seguintes questões: as crianças têm conseguido brincar nos momentos de aula online? De que forma este brincar está sendo construído? Como as professoras estão experienciando essas atividades? Que formas as crianças estão encontrando para se manterem brincantes? E porque cultivar o brincar em tempos de tanta exceção é tão fundamental? Enquanto caminho metodológico, esta pesquisa se desenvolve a partir das concepções presentes na pesquisa nos/dos/com os cotidianos, entrelaçada às perspectivas da pesquisa narrativa e elementos da narrativa autobiográfica. Durante três meses foram registradas narrativas de estudantes e professoras do CAp/ UFRJ durante as aulas remotas, nas plataformas de atividades assíncronas e nas conversas com a professora regente da turma, entre outros espaços de diálogo. Os conceitos de infâncias, brincadeira e escola são desenvolvidos a partir das produções de Borba (2007), Corsino (2008), Fortuna (2018), Kishimoto (2010), Kramer (2007), Sarmento (2003), Vigotski (2008), entre outros, e estabelecem diálogo com as narrativas apresentadas. Como conclusões, a pesquisa sinaliza que é possível manter uma sala de aula lúdica e com brincadeiras neste modelo, ainda que o ensino remoto dificulte a interação social. Além disso, verificou-se que o brincar livre encontra desafios para resistir na modalidade online, onde os encontros de tempo reduzido tendem a ser muito mais direcionados e a socialização entre pares é restrita. |
Palavras-chave: | Brincadeiras Educação à distância Infância |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 26-Out-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CARREIRA, Fabiana Dias Pinto. BrinCasa: narrativas do brincar na escola em tempos de ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FCarreira.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.